Opinião em Foco: Snoopy e a falta de civilidade do povo brasileiro
Estátua do Snoopy danificada na Av. Paulista (foto: Reprodução/Facebook) |
Hoje pela manhã, vi um texto interessante publicado no Facebook pela página "Snoopy Brasil" - um pedido de desculpas ao personagem pelos atos de vandalismo cometidos contra estátuas dele, que foram espalhadas pela cidade de São Paulo com o intuito de promover o filme Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, o Filme, que estreou ontem (14/01) nos cinemas brasileiros.
Várias dessas estátuas foram danificadas - uma delas teve até a cabeça arrancada! Entre outras coisas, o texto menciona a "falta de imaginação" das pessoas como causas desses atos de vandalismo.
Não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece durante ações promocionais como essa. Há alguns anos, durante uma ação parecida, estátuas da personagem Mônica, de Maurício de Sousa, também foram espalhadas por São Paulo, em comemoração aos 50 anos da personagem. Algumas destas estátuas foram danificadas - e até roubadas!
A realidade é que o problema aqui vai muito além da "falta de imaginação" mencionada no texto do Facebook. O grande problema aqui no Brasil - principalmente em se tratando do povo brasileiro - é a falta de educação. Falta de civilidade. Falta de respeito com o próximo. Falta de discernimento. Falta de inteligência. Falta de cultura.
Vendo este tipo de atitude, é que eu penso: o brasileiro é um povo que tem uma massa de excremento no lugar do cérebro. Como é que alguém pode, em sã consciência, atacar dessa forma a imagem de um personagem tão gracioso como o Snoopy?! É algo pra fazer seu criador, o cartunista Charles M. Schulz, se revirar no túmulo - de tanta revolta e indignação.
O texto do Facebook menciona ainda outros tipos de atitudes grotescas, típicas do nosso povo: não respeitar o assento de idosos no transporte coletivo, não recolher a sujeira dos animais de estimação... entre outras bizarrices que só vemos por aqui.
Se fosse em qualquer outro lugar do mundo, com certeza essas estátuas estariam intactas até o final da ação. Com a mais absoluta certeza.
É triste pra mim ter que dizer tudo isto. Afinal de contas, também sou brasileiro. Mas evidentemente, qualquer um que tenha o mínimo de educação e de cultura fica revoltado quando vê uma situação deste tipo. E fica envergonhado de ver que isto acontece no seu país - e que é gente (se é que dá pra chamar esse tipo de ser de gente) do seu país, do seu povo que faz esse tipo de absurdo.
A verdade é que, vendo este tipo de acontecimento, chega-se à conclusão de que o Brasil, ao contrário de muitos outros lugares do mundo (como Japão, EUA, Reino Unido, entre outros), não está preparado para receber ações promocionais como essa das estátuas do Snoopy. Porque aqui, neguinho chega e quebra tudo. E ainda acha graça dessa barbárie.
Pior que a mentalidade do brasileiro é bem essa: fura a fila do banco e acha graça. Cola na prova da escola e acha graça. Joga lixo em qualquer canto e acha graça. Dá propina pro guarda não dar multa e acha graça. Vota em um palhaço (no sentido literal da palavra!) que mal sabe escrever o próprio nome, e acha graça.
Faz coisas que em qualquer outro país do mundo seriam inconcebíveis... e acha graça. E olha o carnaval aí, gente...
Sim, meus amigos. No fim das contas, a mentalidade do povo brasileiro se resume a isso: um carnaval de bizarrices.
E coitado do Snoopy, que nada tem a ver com isto tudo, e sofre desse jeito. Imaginem a imagem que estamos passando lá fora - e vale lembrar que esse ano receberemos uma Olimpíada, com gente de todos os cantos do mundo vindo pra cá. E aí?!
Como diz a galera, é só lamento... Pedir desculpas ao personagem, apenas, não é o bastante. É preciso mudar a mentalidade do povo. Mudar a cultura. Melhorar a educação. Mas, em um país como este, em que tudo é motivo de piada, não se pode esperar muita coisa.
No fim das contas, o grande problema do Brasil não é a crise econômica/política/social. Não é a corrupção. Não é a violência. Não é a lama que vaza das barragens e destrói rios e vilarejos. Não é nada disso.
O grande problema do Brasil, é o brasileiro.
Comentários
Postar um comentário