Canon ou Nikon? Qual a melhor?
Hora de falar um pouco sobre fotografia aqui no Em Foco.
Uma pergunta que quase sempre me fazem (e certamente todo fotógrafo profissional já deve ter ouvido) é a seguinte: "qual dessas câmeras é a melhor? A Canon ou a Nikon?" Muita gente chega pra mim e me faz esse tipo de pergunta... mas a verdade é que não é uma pergunta simples de se responder.
Ambas as marcas são consolidadas dentro do mercado fotográfico, e oferecem produtos para todos os gostos (e bolsos). E claro, possuem características e peculiaridades distintas entre si.
Particularmente, sou suspeito pra falar sobre Canon, uma vez que possuo um modelo dessa marca. No geral, as câmeras da Canon possuem uma interface amigável e de fácil compreensão - o que pode ajudar principalmente quem está começando a se aventurar com fotografia.
A Nikon possui um sistema de cores excelente - não por acaso, muitos fotógrafos de paisagem utilizam modelos dessa marca - e a qualidade óptica das suas lentes também é muito boa.
Alguns modelos de DSLR (Digital Single Lens Reflex - câmeras com espelho e de lentes intercambiáveis) mais básicos da Nikon possuem uma velocidade de disparo maior do que os equivalentes da Canon - no entanto, os modelos da Canon ganham em termos de preço. E assim vai, em uma série de diferenças, vantagens e desvantagens que uma marca possui em relação à outra.
Não tenho o que reclamar em relação à Canon - contudo, não vou chegar cravando que "Canon é melhor, vai nela que eu garanto!".
A realidade é que depende muito de como cada um pretende usar a sua câmera. Logo, esta é uma escolha que tem que ser feita com muita ponderação, pois, uma vez que você adquire um equipamento de uma marca, você vai ter que se preocupar posteriormente em adquirir lentes e acessórios compatíveis com AQUELA marca. Lentes de Canon não são compatíveis com câmeras Nikon, e vice-versa. E trocar de uma para outra depois exige muita mão de obra, pois você vai ter que comprar todos os equipamentos e acessórios de novo.
O ideal é que, quando cada um for adquirir a sua câmera, vá fazendo testes com uma e com outra, e ver com qual delas se adapta melhor. Para só então tomar a decisão final.
Mas a grande verdade é que, em se tratando de fotografia, não é a marca ou o modelo da câmera que faz o fotógrafo - e sim o próprio. Claro que ter uma câmera avançada ajuda - mas você tem que saber como usá-la, antes de qualquer coisa. Por isso, uma coisa que recomendo a todos aqui é buscarem um pouco mais de conhecimento - seja pesquisando tutoriais na internet ou até mesmo investindo em um curso de fotografia.
O equipamento, na realidade, é apenas um mero instrumento - quem faz a qualidade da foto é quem está por trás do visor da câmera, apertando o botão do obturador.
(Imagem: Reprodução/Internet) |
Por enquanto é só. Deixem seus comentários!
Comentários
Postar um comentário