Apresentação

(Foto: Reprodução/Internet)


Ano novo, vida nova. É o que diz um velho ditado que é repetido no início de cada ano, em meio a resoluções, promessas, champagne, e etc. Mas, ao menos no meu caso, é possível dizer que se aplica na prática - levando em conta a realização deste projeto.


Não foi fácil tomar a decisão que levou à criação deste blog. Tive que refletir muito a respeito de como eu estava conduzindo as coisas... e cheguei à conclusão de que era o momento de iniciar algo novo. Algo que tivesse mais a minha cara. Que me permitisse expressar opiniões e falar a respeito de coisas que gosto - além, claro, de divulgar meu trabalho como fotógrafo - e compartilhar tudo isto com o público.
O fato é que, com este blog, pretendo ir muito além de fazer meros relatos jornalísticos (mesmo porquê, não sou jornalista de fato)... a ideia aqui é falar um pouco sobre tudo, mostrando a visão que tenho das coisas. É colocar aqui, com o uso das palavras, o que eu coloco cada vez que manuseio a câmera fotográfica: o meu olhar. O que me chama a atenção. O objeto no qual eu coloco o meu foco - vale mencionar que o foco é um dos princípios básicos da fotografia. E também pode ser aplicado como um termo genérico. Por esta razão que escolhi o nome deste blog.

Modelo focada em primeiro plano e segundo plano desfocado: o foco é um dos princípios
fundamentais da fotografia (foto: Daniel Ramos)


Pois bem. Então, sobre o que exatamente este blog vai tratar? Qual vai ser a temática deste blog? Bom, eu diria que não vai haver uma temática específica, uma vez que vou abordar um pouco de todos os assuntos. Mas, só pra não deixar ninguém confuso, dividi as temáticas em cinco pilares principais (os quais, inclusive, estão na imagem do cabeçalho do blog). Farei uma explicação breve sobre cada um, a seguir:

  • Fotografia: por ser fotógrafo, é claro que pretendo falar sobre fotografia - mais especificamente: curiosidades, nomes consagrados, gêneros fotográficos, fotos que marcaram época, cobertura das principais feiras relacionadas, entre outras coisas. Além, claro, dos bastidores dos meus próprios trabalhos e projetos.

    Making of da produção da série artística "Densetsu"
    (foto: Tadayoshi Tokura)

  • Cultura: este é um tema que está diretamente ligado à minha fotografia, uma vez que costumo fotografar vários eventos culturais - em especial, os eventos das comunidades orientais. Dentro deste pilar, entrarão as coberturas dos principais eventos orientais (a exemplo do que eu já fazia no JWave), além de outros eventos relevantes, como exposições e afins.

    Apresentação do grupo performático Bugaku-za no 18º Festival do Japão
    (foto: Daniel Ramos)

  • Esporte: sou um grande fã de esportes - em especial o futebol (quem me conhece bem sabe que sou corinthiano de coração... mas todos os times terão espaço aqui). Então, este tema será bastante abordado neste blog: os principais torneios nacionais e internacionais, a movimentação do mercado, etc. Vale mencionar que estamos entrando em um ano olímpico - e evidentemente, a Olimpíada do Rio de Janeiro terá seu espaço aqui.

    Futebol: uma unanimidade nacional (foto: Daniel Ramos)

  • Opinião: como todo mundo que se preze, tenho minhas opiniões a respeito de determinados temas. Aqui, o intuito é pegar um determinado fato ou tema que esteja entre os mais comentados, tanto pela mídia quanto pelo público (ou até mesmo pelos dois) e colocar a minha opinião a respeito. Evidentemente, pretendo evitar polêmicas - mas é algo que naturalmente pode acontecer, por menor que seja a intenção. O propósito real aqui é a promoção de debates a respeito destes temas.
  • Entretenimento: tudo o que se relaciona com o universo do entretenimento - música, cinema, etc. A estreia daquele filme super aguardado, resenhas, e tudo o mais que for relevante. Uma coisa já vou antecipar pra vocês: vou falar bastante de música por aqui. Mais especificamente, vamos ter um espaço dedicado ao K-Pop (a música pop coreana, pouco conhecida pela maioria do público, mas que virou febre entre os mais jovens).

    2NE1: um dos sucessos pop da Coreia do Sul
    (foto: Reprodução/Internet)


Isto tudo é só para vocês terem uma ideia do que vai rolar por aqui. Basicamente, um pouco de tudo - mas sempre com o meu toque pessoal e a minha linguagem.
Espero que todos curtam, apreciem, acompanhem, divulguem e compartilhem este blog nas suas redes. E desde já, agradeço a todos pelo carinho.

Sejam bem vindos a esta nova fase. Sejam bem vindos ao Em Foco.


(foto: Reprodução/Internet)

Comentários

  1. Olá! Fiquei curiosa sobre a foto postada que indica autoria de Tadayoshi Tokura. Por acaso esse Tadayoshi é um fotógrafo que tinha um estúdio no bairro Tatuapé-SP? Pois, se for ele é o meu falecido avô e,portanto, fico contente em achar algo dele sendo usado em uma postagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana