8 de Janeiro - Dia do Fotógrafo
Hoje se comemora no Brasil o Dia Nacional do Fotógrafo. Entende-se como fotógrafo o profissional que produz imagens fotográficas estáticas ou dinâmicas - e o termo "fotógrafo profissional" abrange diversas áreas e atividades de campo, como o fotojornalismo, a fotografia de publicidade, a fotografia de natureza, a fotografia de moda, de eventos sociais (como casamentos, por exemplo), entre diversas outras.
A profissão ainda não é regulamentada no Brasil, mas há em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei 5187/09, que visa essa regulamentação para quem tem curso superior em fotografia (meu caso).
Mas... porque se comemora no Brasil o Dia do Fotógrafo em 8 de janeiro?
A realidade é que essa data é bastante controversa. Dizem que tal data corresponde ao dia em que a daguerreotipia (uma das primeiras formas de se fazer fotografia) foi oficialmente trazida ao nosso país.
Em 1833, o inventor franco-brasileiro Hercules Florence elaborou um processo fotográfico semelhante, mas não foi reconhecido oficialmente (da mesma forma que Daguerre e Niepce) porque, na época, o Brasil era tido como um local remoto demais para tal reconhecimento.
Um outro grande entusiasta da fotografia foi o nosso último imperador, D. Pedro II, que em janeiro de 1840 viu uma demonstração da daguerreotipia por parte do abade Louis Compte. No mesmo ano, D. Pedro adquiriu um aparelho em Paris.
"O Corcovado", por Marc Ferrez (séc. XIX) |
O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de Agosto, quando, em 1839, Louis Daguerre apresentou oficialmente o daguerreótipo, seu invento, que originou a fotografia.
Confusões e controvérsias à parte... parabéns para nós!
(Fontes: Wikipedia, Grupo Imagem, Portoweb)
Comentários
Postar um comentário