Bola de Ouro da FIFA: Lionel Messi fatura o prêmio pela quinta vez; Wendell Lira leva o Puskás

Messi recebe a quinta Bola de Ouro da carreira
(foto: Fabrice Coffrini/AFP)
 
Após dois anos de domínio do português Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi volta a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo. A premiação aconteceu agora há pouco em Zurique, na Suíça.
É a quinta Bola de Ouro da Fifa que Messi recebe na carreira - os outros prêmios vieram em 2009, 2010, 2011 e 2012.


"É um momento muito especial pra mim receber este prêmio depois de dois anos vencidos pelo Cristiano Ronaldo. Ganhar a Bola de Ouro era um sonho de menino, e agora já é a quinta vez que isso acontece. É algo realmente incrível, muito mais do que eu imaginava e sonhava", disse o argentino ao receber o prêmio.

Entre outras conquistas, Messi foi campeão da Liga dos Campeões da Europa, campeão espanhol e campeão da Copa do Rei - todos os títulos pelo Barcelona.


Messi durante partida válida pela Champions League de 2015
(foto: Reprodução/Internet)

Entre as mulheres, quem levou o prêmio de melhor do mundo foi a americana Carli Lloyd, campeã do mundo com a seleção dos EUA em 2015, e que marcou três gols na final do torneio, contra o Japão - um deles, com um chute do meio do campo.


Carli Lloyd, da seleção dos EUA,  foi a melhor do mundo entre as mulheres
(foto: Reprodução/Internet)

A surpresa da noite ficou por conta do prêmio Puskás, para o gol mais bonito da temporada. Contrariando as expectativas, o brasileiro Wendell Lira levou o troféu, superando o italiano Florenzi, da Roma, e o próprio Messi. Muito emocionado, o brasileiro agradeceu os votos que recebeu: "Quero agradecer muito à minha família, e à nação brasileira que votou em mim. Minha mulher e minha filha são tudo na minha vida".
Wendell ainda lembrou da história bíblica de Davi e Golias, comparando-a com sua trajetória.
O gol marcado por Wendell, que foi premiado com o Puskás, foi quando ele jogava ainda pelo modesto Goianésia contra o Atlético-GO, em partida válida pelo Campeonato Goiano de 2015.


Wendell Lira se emociona ao receber o prêmio Puskás
(foto: Reuters)

Além do atacante Neymar, que foi indicado para o prêmio de melhor do mundo, três brasileiros foram incluídos na seleção do ano da FIFA: os laterais Daniel Alves (do Barcelona) e Marcelo (do Real Madrid), e o zagueiro Thiago Silva (do Paris Saint-Germain).
Messi e Cristiano Ronaldo também foram mencionados entre os melhores do ano.

Abaixo, a relação dos prêmios entregues na cerimônia:

Melhor jogador: Lionel Messi (Barcelona)
Melhor jogadora: Carli Lloyd (EUA)
Técnico do Ano (Feminino): Jill Ellis (EUA)
Técnico do Ano (Masculino): Luis Enrique (Barcelona)
Prêmio Fair Play: Gerald Asamoah (ALE - ex-jogador do Schalke 04)
Prêmio Puskás/Gol do Ano: Wendell Lira (Goianésia-GO)

Messi mereceu ganhar o prêmio, por tudo o que tem produzido no último ano - vale lembrar que as últimas duas temporadas do argentino não foram boas, devido à ocorrência de lesões.
E que emoção grande ver Wendell Lira ganhando o Puskás!!! Mesmo jogando por um time modesto, ser lembrado em um prêmio mundial e ainda vencer, sem dúvida é um grande feito.
Parabéns Wendell Lira! Uma vitória mais do que merecida. E parabéns a todos os outros premiados - todos sem exceção são pessoas que fazem parte da história do futebol.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana