Libertadores em Foco - Fim da primeira fase: veja quem avançou para a fase de grupos
O São Paulo sofreu, mas conseguiu se classificar para a fase de grupos (foto: Marcos Ribolli/globoesporte.com) |
E termina a primeira fase da Libertadores 2016. Doze times começaram esta fase... mas apenas seis passaram adiante, e agora disputarão a fase de grupos da competição.
Entre os classificados, está o São Paulo - o único brasileiro a disputar esta fase da competição neste ano - que conseguiu uma vitória suada contra o Universidad Cesar Vallejo (PER).
Hora de conferir o que aconteceu de melhor nos jogos de volta desta fase da Libertadores - e ver quem se classificou, considerando os resultados dos jogos de ida. Vamos nessa?
São Paulo 1 x 0 Univ. Cesar Vallejo (PER)
Olha... o torcedor são-paulino sofreu. Mas o Tricolor conseguiu garantir a vaga no grupo 1.
O São Paulo teve um desfalque de última hora: Alan Kardec, acometido de uma amigdalite, foi cortado do jogo e substituído por Calleri, que entrou como titular.
Mas o Tricolor se deixou levar pela ansiedade e pelo nervosismo diante do Cesar Vallejo no primeiro tempo, e não fez um bom jogo nesta etapa.
Mas no segundo tempo, foi pra cima - e teve um pênalti a seu favor, quando Ganso foi derrubado dentro da área. Michel Bastos foi para a cobrança... e chutou na trave.
Aliás... foi o dia das bolas na trave pro São Paulo - Thiago Mendes, Hudson e Calleri também carimbaram a trave peruana.
Até que, quase no fim do jogo, Rogério - que havia entrado no lugar de Ganso - arrematou uma bola espirrada após cobrança de escanteio, e fez o único gol da partida.
Rogério marcou o gol da classificação tricolor (foto: Marcos Ribolli/globoesporte.com) |
O São Paulo agora entra no mesmo grupo de River Plate (ARG), The Strongest (BOL) e Trujillanos (VEN). O primeiro jogo do Tricolor neste grupo será em casa, contra o Strongest.
River Plate (URU) 0 x 0 Universidad de Chile (CHI)
É, não deu outra. A zebra uruguaia se confirmou. Com um empate sem gols fora de casa, o estreante River Plate despachou La U.
Agora, o River será o primeiro adversário do Palmeiras na abertura do grupo 2 - que ainda tem Nacional (URU) e Rosario Central (ARG).
O azarão River Plate (URU) despachou La U e está na fase de grupos (foto: Agência EFE) |
Caracas (VEN) 2 x 1 Huracán (ARG)
Os venezuelanos bem que tentaram - e até jogaram melhor. Mas o Huracán acabou ficando com a vaga no grupo 4.
Após um primeiro tempo truncado, os gols acabaram saindo apenas na segunda etapa. O Caracas abriu 2 a 0, com Quijada e Arango, mas já no finalzinho do jogo, o Huracán descontou com Diego Mendoza.
Como os argentinos haviam vencido o primeiro jogo em casa por 1 a 0, este gol marcado fora acabou classificando o Huracán.
O time argentino ainda teve Mariano Gonzalez expulso. Mas nada que atrapalhasse a classificação, conseguida no melhor estilo argentino: na base da raça.
Huracán comemora classificação fora de casa (foto: Agência EFE) |
Racing (ARG) 1 x 0 Puebla (MEX)
O Racing se deu bem neste jogo de volta - e vai para o mesmo grupo do Boca Juniors.
Esta partida também foi bastante truncada, e o tento argentino só saiu no segundo tempo: o zagueiro Acosta, do Puebla, falhou feio e deu a bola nos pés de Gustavo Bou, que não desperdiçou e definiu a classificação argentina: 1 a 0 Racing.
Os argentinos ainda tiveram um gol anulado no primeiro tempo - o atacante Camacho foi flagrado em posição irregular.
Boca e Racing - dois argentinos com camisas de peso no grupo 3. Preparem-se para fortes emoções!
Guaraní (PAR) 2 x 1 Ind. Del Valle (EQU)
Faltou muito pouco para o Guaraní sacramentar a classificação para a próxima fase. Mas um pênalti desperdiçado por Rodrigo Lopez, bem no último minuto de jogo, pôs tudo a perder para os paraguaios.
Todos os gols desta partida foram marcados no segundo tempo. Palau abriu o placar para o Guaraní aos 16 minutos, após acertar um belo chute de voleio.
Angulo, aos 31 minutos, empatou para o Del Valle - um gol marcado fora de casa pesaria a favor dos equatorianos, já que venceram o primeiro jogo por 1 a 0. E Rodrigo Lopez colocou os paraguaios novamente na frente, aos 36 minutos.
Mas a vitória não foi o suficiente para o Guaraní avançar - e o pênalti perdido por Lopez custou caro. A vaga no grupo 5 (o mesmo do Atlético-MG), acabou ficando com o Independiente Del Valle.
Angulo marcou o gol da classificação do Del Valle (foto: Agência EFE) |
Uma pena... eu particularmente queria que o Guaraní avançasse. Só pro Corinthians dar o troco do ano passado.
Bom, quem sabe em uma próxima...
Ind. Santa Fé (COL) 3 x 0 Oriente Petrolero (BOL)
Aqui, não deu outra. Jogando em casa, o Santa Fé atropelou o Petrolero e, como havia vencido o primeiro jogo na Bolívia por 3 a 1, garantiu a vaga para o grupo 8 - o grupo do Corinthians.
Destaque para o zagueiro Mina, que fez dois gols - ambos marcados de cabeça, após cobrança de escanteio, no primeiro tempo. Otero marcou o terceiro gol, aos 28 do segundo tempo, após receber passe da direita e driblar o zagueiro.
O zagueiro Mina fez dois gols no jogo de volta contra o Petrolero (foto: Fernando Vergara/AP Photo) |
São Paulo, Huracán, River uruguaio, Racing, Del Valle e Santa Fé - estes, portanto, são os classificados para a fase de grupos da Libertadores, que começa já na próxima semana.
Quem conseguirá seguir adiante na maior competição das Américas? Que venha a fase de grupos!
Por enquanto é só. Vou continuar de olho na Libertadores - em especial na atuação dos brasileiros: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG.
Logo vem mais postagens por aí. Continuem ligados aqui no Em Foco!
(Fontes: globoesporte.com, Fox Sports)
Comentários
Postar um comentário