Momento K-Pop em Foco #7: EXO
Formação antiga do EXO (foto: Reprodução/Internet) |
Sexta-feira de uma semana pra lá de corrida... como todos devem saber, no último fim de semana estive cobrindo a festa do Ano Novo Chinês da Liberdade - o que me rendeu um monte de fotos que estou editando até agora! (Pois é... vocês acham que a vida de fotógrafo é fácil? Só apertar um botão e já era? Sabe de nada, inocente...)
Mas enfim... sexta-feira é dia de K-Pop aqui no Em Foco, e não vai ser a correria que vai me fazer quebrar esse costume. Toda semana, um grupo diferente por aqui.
Semana passada, falei sobre os meninos do Big Bang - uma das boybands de maior sucesso na Coreia, e também um dos grupos há mais tempo em atividade. E no post de hoje, teremos outra boyband, que também tem conquistado uma popularidade enorme, não só na Coreia como em outros países da Ásia.
Estou falando de nada menos do que EXO.
Então, sem mais delongas... vamos lá! EXO no Em Foco pra vocês!
O EXO (de "exoplanet" - um termo usado para designar planetas que estão fora do Sistema Solar) é um grupo formado em 2011 pela SM Entertainment (a mesma de Girls Generation, F(x) e Super Junior, por exemplo), mas só debutou no ano seguinte (2012), com o lançamento do single promocional "What Is Love".
Originalmente, o grupo era formado por doze integrantes - três deles (Kris, LuHan e Tao) deixaram o grupo entre 2014 e 2015, devido a rescisões de contrato e processos judiciais.
Atualmente, o EXO conta com nove integrantes: Suho (Kim Jun-Myeon), Baekhyun (Byun Baek-Hyun), Chanyeol (Park Chan-Yeol), D.O (Do Kyung-Soo), Kai (Kim Jong-In), Sehun (Oh Se-Hun), Xiumin (Kim Min-Seok), Lay (Zhang Yixing) e Chen (Kim Jong-Dae).
O grupo promove seu trabalho simultaneamente na Coreia do Sul e na China - para tal finalidade, foi dividido em dois subgrupos: EXO-K (composto por Suho, Baekhyun, Chanyeol, D.O, Kai e Sehun; é encarregado da divulgação em coreano) e EXO-M (que tem Xiumin, Lay e Chen; faz as promoções em chinês).
Formação atual do EXO, com nove integrantes (foto: Reprodução/Internet) |
Comparado a outras boybands de sucesso (como Super Junior e Big Bang, que eu já mostrei por aqui), o EXO é um grupo relativamente recente, com apenas quatro anos de estrada. Mas não significa que eles sejam menos talentosos, muito pelo contrário.
Tanto que um de seus primeiros singles, "MAMA", lançado em 2012, ficou em primeiro lugar em várias paradas de sucesso, tanto sul-coreanas quanto chinesas.
Imagem do single "Love Me Right" (foto: Reprodução/exoplanetbr.com) |
O EXO começou a explodir como grupo de sucesso em 2013, quando lançou, em junho, seu primeiro álbum de estúdio, XOXO, que uma semana após o seu lançamento, ficou em primeiro lugar no ranking da Billboard.
Dois meses depois, foi lançada uma versão repaginada do álbum, com três faixas adicionais (o que inclui o hit "Growl", que ficou em primeiro lugar nas quatro principais paradas de sucesso da Coreia).
Todas as versões deste álbum alcançaram a marca de 910 mil cópias vendidas, tornando o EXO o artista de K-Pop que mais vendeu em 12 anos.
Ainda em 2013, o EXO quebrou outros recordes: ganhou o prêmio de Álbum do Ano no MAMA (Mnet Asian Music Awards), tornando-se o grupo mais novo a vencer o prêmio; e "Growl" foi eleita a Música do Ano no MelOn Music Awards.
Imagem do álbum XOXO (foto: Reprodução/Internet) |
Até agora, o EXO lançou dois álbuns de estúdio: o supracitado XOXO, de 2013, e EXODUS, de 2015.
O lançamento mais recente do grupo foi o mini-álbum Sing For You, que saiu no final do ano passado. A faixa-título do mini-álbum tem um tom bastante intimista e romântico, assim como o clip da música.
Imagem do mini-álbum Sing For You (foto: Reprodução/Internet) |
Olha... ainda não tive oportunidade de ouvir tudo relacionado ao EXO. Mas o que eu ouvi, eu curti.
Me surpreende de certa forma o fato de ser um grupo tão recente em relação a outros grupos de sucesso, que têm mais de dez anos de carreira. Mas evidentemente, o EXO não deixa nada a dever a esses grupos.
O sucesso meteórico desses rapazes tem seus méritos. E, ao menos na minha opinião, mesmo as polêmicas envolvendo os ex-integrantes não estragam o brilho do grupo.
Imagem do single "Growl" (foto: Reprodução/Internet) |
E agora... é hora do clip! Diga-se de passagem, foi a escolha mais difícil até aqui, dentre todos os posts de K-Pop que fiz aqui no blog.
Mas o clip escolhido para esse post foi o de uma música que eu curti muito: "Growl" (da versão repaginada do álbum XOXO, de 2013). Na realidade, existem dois clipes diferentes para esta mesma música; eu achei o segundo mais bem elaborado. E por isso, resolvi colocá-lo no post.
E é isso aí. Foi complicado devido à correria, mas o post saiu. Espero que todos tenham curtido!
E semana que vem tem mais... e o assunto da próxima semana é... um girlgroup!!! Sim, enfim vou voltar a falar de moçoilas aqui... e o grupo da sexta-feira que vem é o sensacional Girl's Day!
Continuem ligados aqui no Em Foco... e não se esqueçam de compartilhar e deixar seus comentários!
Comentários
Postar um comentário