Convocatória 2016 do Ryukyu Koku Matsuri Daiko contou com palestras e exposição de itens do grupo
Membros do RKMD com o retrato do mestre Naohide Urasaki (fotos: Daniel Ramos) |
O Ryukyu Koku Matsuri Daiko fez no último sábado (27/02) seu evento de convocatória para novos membros no prédio da Associação Okinawa de Vila Carrão, localizado no bairro de mesmo nome, na zona leste de São Paulo.
E eu estive lá para conferir o que rolou. Nesse ano, o evento trouxe algumas novidades bacanas, como uma exposição de itens usados pelo grupo.
Entre outras coisas, essa exposição trouxe uniformes, instrumentos e diversos outros itens, como máscaras e a indumentária usada no shishimai (a dança do leão de Okinawa).
Cada item continha uma explicação detalhada de seu uso e significado dentro do grupo.
Máscaras usadas em apresentações do grupo: cada item exposto continha uma explicação detalhada a respeito |
Além disso, palestras realizadas pela liderança do grupo no Brasil também contaram a história do grupo e de seu fundador, o mestre Naohide Urasaki (1930-2011).
Nessas palestras, também foram explicados os instrumentos e os uniformes usados pelos membros do grupo - desde os mais novos (ou juniores), que além do predominante preto usam detalhes em rosa, até os veteranos, que usam roupas mais coloridas.
Também foram mencionados eventos importantes do qual o grupo participa ou organiza diretamente, tais como o Okinawa Festival (o maior evento da comunidade okinawana no Brasil) e o Eisa Pageant, onde todas as filiais do Matsuri Daiko espalhadas pelo mundo tocam as mesmas músicas de forma simultânea, ao mesmo tempo.
Uniformes e instrumentos foram apresentados durante palestras realizadas no evento |
Duas apresentações foram realizadas: uma com os membros novatos, que se inscreveram no Matsuri Daiko na convocatória do ano anterior; e já ao final do evento, outra com os veteranos e líderes das filiais de São Paulo.
Apresentação dos membros que ingressaram no grupo na convocatória de 2015 |
Apresentação de veteranos e líderes do grupo |
Entre as palestras e apresentações, prêmios foram sorteados pelo grupo para o público presente.
Comparado com a maioria dos eventos que frequento e costumo registrar, este é um evento mais modesto - no entanto, ele consegue mostrar toda a grandeza que o Ryukyu Koku Matsuri Daiko conquistou ao longo dos anos, principalmente aqui no Brasil.
O principal objetivo deste evento é trazer novos membros para o grupo - mas o fato é que o Matsuri Daiko é um dos grandes expoentes da cultura de Okinawa, tanto aqui quanto em outros cantos do mundo.
É um grupo que admiro muito, e faço questão de prestigiar sempre que se apresenta em eventos maiores - como o Festival do Japão e o já mencionado Okinawa Festival, por exemplo. E, em um evento organizado pelo próprio grupo, não poderia ser diferente. E a edição deste ano foi belíssima.
Parabéns ao Matsuri Daiko pelo esforço e pelo empenho!
Mais fotos deste evento podem ser conferidas aqui.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEles tentam mostrar na convocatória, algo que o grupo infelizmente não é faz anos. Deveria ter uma palestra sincera com todos os membros mais antigos que se afastaram do grupo, que dissessem o quanto toda a verdadeira união, kimochi e amor verdadeiro pelo taikô já não existem mais dentro do grupo.
ResponderExcluir