Por que em 8 de Março é celebrado o Dia Internacional da Mulher

Mulheres trabalhadoras em 1911
(foto: Reprodução/Facebook)

Muitos devem pensar que o dia 8 de março, celebrado como o Dia Internacional da Mulher, é apenas uma data comemorativa. Mas na realidade, vai muito além disso: é uma data que relembra a luta das mulheres pela igualdade social, e as conquistas femininas dentro da sociedade.
É verdade que as coisas ainda estão longe do ideal - as mulheres ainda têm salários menores do que os homens, por exemplo. E casos de violência contra a mulher são vistos com frequência, não só aqui, como em vários outros cantos do mundo.
Ao longo do século XX, várias datas foram celebradas como sendo o "Dia da Mulher", até a ONU instituir oficialmente a data do dia 8 de março, em 1977.


A origem do Dia Internacional da Mulher está nas mobilizações ocorridas no início do século XX, quando a Segunda Revolução Industrial estava em curso, e a mão-de-obra feminina começou a ser empregada nas fábricas.
Em 28 de fevereiro de 1909, mulheres ligadas ao Partido Socialista da América saíram às ruas de Nova York para reivindicar, entre outras coisas, melhores condições de trabalho. Mais de 15 mil mulheres participaram desta manifestação.

Dois anos depois, em 25 de março de 1911, aconteceu um fato que passaria a ser considerado icônico: um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica da indústria têxtil Triangle Shirtwaist, também em Nova York, e matou mais de 140 pessoas - a maioria, mulheres. Este incidente escancarou as condições precárias de trabalho das mulheres - em sua maioria, imigrantes.
Até ocorrerem os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, este foi considerado o pior incêndio da história de Nova York - e ainda hoje, muitos associam este evento à origem do Dia Internacional da Mulher.

Incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em 1911
(foto: Reprodução/Wikipedia)

Um ano antes, em 19 de março de 1910, comícios foram realizados na Alemanha, Áustria, Suíça e Dinamarca, com a participação maciça de mulheres, que reivindicavam direito ao voto, igualdade no trabalho, acesso à educação e outros direitos fundamentais.
Em 1913, a mobilização feminina expandiu-se para outros cantos do mundo: na Rússia, começaram as mobilizações em prol do Dia Internacional da Mulher.
Quatro anos depois (em 1917), nesse mesmo país, uma greve foi convocada pelas trabalhadoras da indústria têxtil em 8 de março (ou 23 de fevereiro, pelo calendário juliano), em protesto contra a morte de mais de dois milhões de soldados na Primeira Guerra Mundial e contra o czar Nicolau II.
Esta greve deu origem às manifestações que culminaram na Revolução Russa.

Com o passar dos anos, a data do Dia Internacional da Mulher foi sendo esquecida, até ser ressuscitada pelo movimento feminista na década de 1960.
Em 1975, a data foi celebrada pela primeira vez pela ONU, que declarou o ano como sendo o "Ano Internacional da Mulher".
Dois anos depois, em 1977, a ONU instituiu definitivamente o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.


O dia 8 de março não é uma data apenas para ser celebrada - e sim, uma data para reflexão.
Antigamente (mas MUITO antigamente), as mulheres eram vistas pela sociedade apenas como "aquelas que cuidam da casa e da família". De lá pra cá, foram gradualmente conquistando seu espaço, e passaram a desempenhar um papel maior e a contribuir de maneira significativa.
Mas ainda hoje, são discriminadas, desrespeitadas e agredidas de todas as formas - ou seja, mesmo com todas as conquistas sociais adquiridas ao longo dos anos, as mulheres ainda não estão sendo tratadas da forma que deveriam.
Acredito - e sempre acreditei - que o respeito é fundamental para o convívio em sociedade. Respeito não apenas com as mulheres, mas com todos, independente de gênero, de raça, de origem, de religião, de opção sexual ou do que mais for.
E por tudo o que fazem e contribuem para a sociedade, as mulheres merecem ser respeitadas.

Portanto, o dia 8 de março não é só uma data comemorativa - e sim, uma data para nos lembrarmos de ter respeito para com as mulheres.

(Fontes: internationalwomensday.com, Wikipedia, El País)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copa do Brasil em Foco - Finais: jogando em casa, Grêmio empata com Atlético-MG e fica com o título

Opinião em Foco: Violência no futebol... até quando?!