Paulistão em Foco: Corinthians, Santos e Palmeiras vencem na estreia; São Paulo é derrotado na estreia de Ceni

Começou o Paulistão 2017! Timão bateu o São Bento em Sorocaba
por 1 a 0 (foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

E enfim, começou o estadual mais disputado do Brasil: o Paulistão 2017!
A edição deste ano está mais enxuta em relação à do ano passado: 16 clubes estão no torneio (até o ano passado, eram 20), divididos em quatro grupos, cada um com quatro clubes, que não se enfrentam entre si.
Os dois melhores de cada grupo se enfrentarão nas fases eliminatórias, até a final que será disputada no dia 7 de maio.

E os grandes de São Paulo já estrearam com tudo! Santos, Corinthians e Palmeiras venceram seus jogos - o único que não se deu bem foi o São Paulo, que logo na estreia do ídolo Rogério Ceni como técnico da equipe, perdeu para o Audax, jogando fora de casa.
Vamos dar uma pincelada nesses jogos.


A começar pelo atual campeão, o Santos, que fez o jogo de abertura do Paulistão recebendo o Linense na Vila Belmiro.
Mantendo praticamente toda a base do time que terminou 2016 (e fazendo apenas algumas contratações pontuais), além do técnico Dorival Junior, o Peixe já chegou mostrando a que veio: aplicou logo uma sonora goleada de 6 a 2 sobre a equipe de Lins.
Um dos destaques do time da Vila foi o atacante Rodrigão, que marcou dois gols - Lucas Lima, Arthur Gomes, Vitor Bueno e Thiago Ribeiro fizeram os outros gols da goleada.
Thiago Santos e Gabrielzinho marcaram os gols do Linense.

Santos goleou o Linense em casa, na abertura do torneio
(foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Com um elenco todo reformulado e Fábio Carille efetivado como técnico, o Corinthians foi a Sorocaba encarar o São Bento - e mesmo sem fazer uma grande partida, devido à falta de entrosamento entre os jogadores, o Timão se deu bem: venceu a equipe da casa por 1 a 0.
O único gol do jogo foi marcado aos 9' do segundo tempo, com Jô assinalando em cobrança de pênalti - é o primeiro gol do atacante em seu retorno ao clube que o revelou.

Jô fez o único gol do Corinthians contra o São Bento
(foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Vitória magra também foi a do Palmeiras. O campeão brasileiro de 2016 recebeu o Botafogo de Ribeirão Preto em casa, no Allianz Parque.
O Verdão também promoveu algumas estreias, como a do volante Felipe Melo (maior contratação palmeirense da temporada até aqui), do meia Raphael Veiga e do técnico Eduardo Baptista, que assumiu a vaga deixada pelo campeão Cuca.
Mas quem deu a vitória ao alviverde foi um remanescente do elenco de 2016, Tchê Tchê, que aos 3' do segundo tempo, acertou um belo chute de fora da área.

Tchê Tchê fez o gol da vitória do Palmeiras
(foto: Reprodução/ESPN)

Por fim, o São Paulo foi à Arena Barueri enfrentar o vice-campeão paulista Audax. Esta partida marcou a estreia em um torneio oficial de Rogério Ceni como técnico do Tricolor.
Mas o Audax, liderado pelo técnico Fernando Diniz, se encarregou de botar água no chope são-paulino: no início do primeiro tempo, abriu uma vantagem de 2 a 0, com Marquinhos e Pedro Carmona.
O São Paulo ainda esboçou uma reação com dois gols do argentino Andres Chávez, aos 30' e 36'.
Já na segunda etapa, o técnico Fernando Diniz ainda foi expulso por discutir com a arbitragem - mas nem isso tirou o ímpeto da equipe de Osasco.
Felipe Diadema, aos 9', e novamente Pedro Carmona, dessa vez em cobrança de pênalti, deram números finais à partida: 4 a 2 para o Audax, diante de um público de menos de 2 mil pessoas (também, com o ingresso mais barato vendido a 100 contos, fica difícil...)

Nem Rogério conseguiu salvar o São Paulo da derrota diante do Audax
(foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress)

OUTROS RESULTADOS


Santo André 1 x 1 Ituano

Novorizontino 3 x 2 São Bernardo

Mirassol 2 x 0 Red Bull Brasil - primeira vitória do Mirassol em seu retorno à divisão de elite do futebol paulista

Ponte Preta 2 x 1 Ferroviária - a Macaca saiu atrás no placar, mas conseguiu virar o jogo; o segundo gol foi marcado pelo atacante Lucca, emprestado à Ponte pelo Corinthians

CLASSIFICAÇÃO


Com a vitória sobre o São Bento, o Corinthians lidera o grupo A, com 3 pontos; o Palmeiras está empatado com o Novorizontino, mas perde no saldo de gols, ficando na segunda posição do grupo C; o Santos lidera o grupo D também pelo saldo de gols - todos os outros times do seu grupo também venceram (Audax, Mirassol e Ponte, pela ordem); e o São Paulo, também pelo saldo de gols, está no segundo lugar do grupo B, atrás apenas da Ferroviária - todos os times deste grupo perderam (Ferroviária, Red Bull e Linense).

A sequência do Paulistão se dará no próximo final de semana: no sábado (11), o Corinthians recebe o Santo André em sua Arena, às 21:00hs; no domingo (12), o Santos enfrenta o Red Bull Brasil no Pacaembu, às 11:00hs; o São Paulo tenta a reabilitação no Morumbi, às 17:00hs, quando recebe a equipe da Ponte Preta; e o Palmeiras vai a Itu enfrentar o Ituano, às 19:30hs.

Ainda tem muita coisa pra acontecer no Paulistão 2017. Quem viver, verá.
Quem vocês acham que levanta a taça neste ano? Comentem!

(Fonte: FPF)

Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana