Especial em Foco: Corinthians x Palmeiras - 100 anos de rivalidade
Rivelino e Ademir da Guia se confrontam na década de 1970; clássico entre Corinthians x Palmeiras completa 100 anos em 2017 (foto: Reprodução) |
Na noite de hoje (22), Corinthians e Palmeiras se enfrentarão pela primeira vez no ano na Arena Corinthians, às 21:45hs - partida válida pela quinta rodada do Paulistão.
Mas, mais do que apenas mais um confronto entre os dois tradicionais rivais, este jogo tem um significado especial: em 2017, o "dérbi" (como este clássico é conhecido) completa 100 anos de história.
Pois bem. Voltemos então cem anos no tempo. Mais precisamente, para o dia 6 de maio de 1917, quando aconteceu a primeira partida da história entre Corinthians e Palmeiras - que na ocasião, ainda se chamava Palestra Itália (o clube foi obrigado a mudar o nome em 1942, por conta de uma decisão política em decorrência da Segunda Guerra Mundial).
O jogo aconteceu no estádio do Palestra, onde atualmente se encontra o Allianz Parque.
O Corinthians em 1917 (foto: Reprodução) |
Nessa época, a Federação Paulista de Futebol ainda não existia (só viria a ser fundada anos depois, em abril de 1941); o futebol paulista era dividido entre a Liga Paulista e a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), que até então, realizavam seus próprios campeonatos de futebol profissional.
O Corinthians era filiado à Liga Paulista e disputava seu torneio desde 1913, enquanto que o Palestra era ligado à APEA e começou a atuar profissionalmente um ano antes, em 1916.
Em 1917, as duas associações se reuniram para realizar um torneio único, com a participação de todos os seus clubes.
O Palmeiras em 1917, quando ainda se chamava Palestra Itália (foto: Reprodução) |
Foi aí que surgiu a oportunidade dos dois times se confrontarem - o que aconteceu na terceira rodada do torneio.
Às 14:15hs do dia 6 de maio de 1917 - um domingo - a bola rolou no gramado do Palestra Itália.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com a equipe corintiana pressionando e o Palestra criando oportunidades nos contra-ataques.
Com todo esse equilíbrio, nenhum dos dois times conseguiu tirar o zero do placar.
Já na segunda etapa, brilhou a estrela de Caetano, que marcou três gols para o time da casa: aos 18', aos 25' e aos 39'.
Resultado: vitória do Palestra Itália por 3 a 0.
A partir daí, veio uma série de confrontos históricos. A primeira vitória do Corinthians sobre o Palestra veio dois anos depois, no mesmo estádio Palestra Itália, em 9 de novembro de 1919: o Timão venceu por 1 a 0, com um gol do atacante Américo.
E não foram poucas as vezes que os dois times decidiram torneios - muitas finais e confrontos decisivos foram protagonizados pelas duas equipes.
Paulistões, Brasileiros, e até a Libertadores da América já foram palcos de partidas memoráveis.
E hoje, a história continua a ser escrita.
Essa defesa do Marcos na Libertadores de 1999 ninguém esquece... |
...assim como essa embaixadinha do Edilson na final do Paulistão do mesmo ano (fotos: Reprodução) |
(Fontes: Baú do Corinthians, Palmeiras Online, Site Oficial Corinthians)
Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!
Comentários
Postar um comentário