K-Pop em Foco #41: T-ARA

T-Ara: sucesso e mudanças ao longo da carreira
(foto: Divulgação)


Fala galera! Tudo bem?

Esse quadro deu uma sumida na sexta passada... mas eu não estava com a saúde boa nesse dia, e acabei nem postando.
Mas hoje, SEXTA-FEIRA, esse quadro não vai passar batido - no último post, falei sobre as meninas do APink... e hoje, vamos ter mais um girlgroup por aqui. E um girlgroup também de muito sucesso, diga-se de passagem.
Hoje o K-Pop em Foco traz pra vocês o T-Ara!

O T-Ara foi formado em 2009 pela Core Contents Media (que posteriormente mudou o nome para MBK Entertainment), e teve como primeiro lançamento o single "Lie", que saiu em julho daquele ano.
O grupo foi passando por mudanças em sua formação ao longo da carreira, e atualmente conta com seis integrantes: Boram, Qri, Soyeon, Eunjung, Hyomin e Jiyeon.
O nome "T-Ara" vem da palavra tiara (e se pronuncia como tal) - a ideia é que as meninas seriam as "rainhas do cenário musical da Coreia". De uma certa forma, pela carreira delas, não deixa de ser verdade.

Formação atual do T-Ara em imagem do EP Remember
(foto: Divulgação)

Logo de cara, o grupo foi recebido com desconfiança pela mídia sul-coreana, que questionou a forma como as meninas se apresentavam, que parecia "artificial" demais.
Mas meses depois, as meninas alcançariam o topo das paradas com "Time To Love" - uma colaboração delas com o grupo masculino Supernova, seus colegas de gravadora.
Em novembro de 2009, foi lançado o primeiro álbum, Absolute First Album - e no fim do ano, as meninas ganharam o prêmio de "Grupo Novato do Ano" do Golden Disk Awards, juntamente com o também estreante à época 4Minute.

Imagem do álbum de estreia Absolute First
(Imagem: Reprodução)

Em 2011, uma marca significativa: o single "Roly-Poly" (faixa-título do EP John Travolta Wannabe) foi a música mais baixada do ano na Coreia do Sul, com mais de 5 milhões e meio de downloads!
A música ainda faturou prêmios no Melon Music Awards e no Gaon Chart Awards, além do título de "Canção do Ano" no MAMA.
Ainda em 2011, o T-Ara fez sua estreia no Japão com a versão na língua local de "Bo Peep Bo Peep", que estreou no primeiro lugar do ranking da Oricon - foi o primeiro grupo musical de fora do Japão que conseguiu esse feito.

Imagem do EP John Travolta Wannabe
(foto: Reprodução_

O T-Ara chegou a lançar uma sub-unidade em 2013, o T-Ara N4, que tinha Eunjung, Hyomin, Jiyeon e Areum (que viria a deixar o grupo em julho daquele ano) - esta sub-unidade lançou, em abril, o single "Countryside Life".
Há ainda uma outra sub-unidade, a QBS, formada por Qri, Boram e Soyeon, que concentra esforços no mercado japonês.

Até agora, as meninas lançaram quatro álbuns de estúdio (sendo três em japonês) e oito EPs. O lançamento mais recente do grupo é o EP Remember, lançado no fim de 2016, que tem como faixa-título a canção "Tiamo".
Há ainda um álbum solo de Hyomin, Sketch, lançado em março do ano passado.

Eis aqui mais um daqueles grupos que eu preciso pegar mais músicas pra ouvir. Mas evidentemente, do pouco que ouvi, curti.
Não por acaso, as meninas ganharam vários prêmios ao longo da carreira... e ainda se mantém firmes, apesar de uma polêmica envolvendo uma de suas ex-integrantes, Ryu Hwa-Young, que supostamente teria sofrido bullying por parte das outras integrantes, o que teria a levado a deixar o grupo em meados de 2012.
Controvérsias à parte, não dá pra negar uma coisa: todas as meninas do grupo são simplesmente LINDAS!!!
E quem é a minha favorita delas?! Ninguém menos que Hyomin.

Hyomin em imagem ousada de seu álbum solo Sketch
(foto: Reprodução)

Para este post, trago aqui um MV bastante recente: é o da música "Tiamo", do mini-álbum Remember.
Tanto a música quanto o clip são bem bonitinhos - e por ser um lançamento de final de ano, tem todo o clima da época. Mas vale a pena conferir.



Por ora é só. Até a próxima!


Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copa do Brasil em Foco - Finais: jogando em casa, Grêmio empata com Atlético-MG e fica com o título

Opinião em Foco: Violência no futebol... até quando?!