No 'Jogo da Amizade', Brasil vence Colômbia e assume liderança do ranking da FIFA

Diego Souza durante o amistoso entre Brasil x Colômbia
(foto: Pedro Martins/MoWA Press)

Se faltou emoção com a bola rolando no Engenhão na noite desta quarta (25), não faltou fora de campo.
O amistoso entre Brasil e Colômbia, chamado de "Jogo da Amizade", foi marcado por homenagens aos sobreviventes e às vítimas da queda do avião da Chapecoense, em novembro do ano passado, nas proximidades de Medellín.
A Seleção Brasileira saiu deste jogo com uma vitória magra, por 1 a 0, com um gol de Dudu no início do segundo tempo - o que levou o Brasil de volta à liderança do ranking da FIFA.
Mas aqui, o resultado do jogo era o que menos importava...


Toda a renda arrecadada com a bilheteria deste jogo foi destinada às famílias das vítimas do desastre - mesmo quem não pôde comparecer ao Engenhão poderia comprar pela Internet o chamado "ingresso solidário", uma contribuição simbólica para a causa.
Os quatro sobreviventes brasileiros da tragédia - o goleiro Jackson Follmann, o zagueiro Neto, o volante Alan Ruschel e o radialista Rafael Henzel - foram homenageados e receberam troféus.
71 balões brancos foram soltados no céu, representando as 71 vítimas fatais do acidente.

Os sobreviventes da tragédia foram homenageados antes da partida
(foto: Pedro Martins/MoWA Press)

Durante a execução dos hinos nacionais de Brasil e Colômbia, os jogadores das duas seleções permaneceram intercalados, juntos.

Jogadores durante a execução dos hinos nacionais(foto: Pedro Martins/MoWA Press)

Para este amistoso, o técnico Tite convocou apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro - craques internacionais como Neymar, do Barcelona, e Gabriel Jesus, do Manchester City, por exemplo, ficaram de fora desta vez.
Em campo, o que se viu foi um jogo de pouca intensidade - ambas as equipes não foram muito incisivas, especialmente durante o primeiro tempo.
Uma das melhores oportunidades foi em uma cabeçada do colombiano Uribe, que parou no poste direito de Weverton.

O gol brasileiro saiu logo no início da segunda etapa. Com 1 minuto de jogo, após Gonzalez rebater um chute de Diego Souza, Dudu aproveitou o rebote e cabeceou pra dentro da rede. E ficou nisso.

O atacante Dudu comemora o único gol da partida(foto: Pedro Martins/MoWA Press)

Com esta vitória, o Brasil retorna ao topo do ranking da FIFA após um jejum de mais de seis anos - a última vez que os brasileiros figuraram nesta posição foi em maio de 2010.
Segundo Tite, também foi uma oportunidade de testar jogadores e cogitar futuras convocações. O próximo compromisso da Seleção já vale para as Eliminatórias da Copa, no dia 23 de março, diante do Uruguai no estádio Centenário, em Montevidéu.

Aqui, o resultado dentro de campo foi o que menos importou. Na realidade, esta partida valeu mesmo para recordar aqueles que partiram de forma prematura na queda do avião da LaMia - e também para ressaltar a lição de solidariedade deixada pelos colombianos na ocasião da tragédia.
Uma forma de agradecimento aos irmãos latinos.

(Fonte: Gazeta Esportiva)

Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copa do Brasil em Foco - Finais: jogando em casa, Grêmio empata com Atlético-MG e fica com o título

Opinião em Foco: Violência no futebol... até quando?!