Copa do Mundo terá 48 seleções a partir de 2026
A Alemanha, campeã do mundo em 2014: Copa do Mundo terá 48 times a partir de 2026 (foto: Natacha Pisarenko/AP) |
A FIFA anunciou nesta terça (10) mudanças no formato da Copa do Mundo - seu principal torneio: a partir de 2026, a competição contará com a participação de 48 seleções, divididas em 16 grupos de três times cada.
A mudança causou polêmica no meio esportivo, e gerou críticas por parte de dirigentes de clubes e de jornalistas.
De fato, a mudança apresenta muitos pontos controversos. Como por exemplo, disputas de pênaltis em TODAS as partidas, para definir critérios de desempate (!!!).
O tempo de duração da Copa permanece inalterado - 32 dias. Mas, com o aumento do número de participantes, aumenta também o número de partidas: de 64, passam para 80.
Só nos primeiros 15 dias de competição, serão 60 jogos - quatro disputados por dia.
Os dois melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte. A partir daí, os jogos passam a ser eliminatórios. Quem perder, está fora.
A própria FIFA reconhece que há problemas no novo formato. Por exemplo: o número excessivo de partidas nas primeiras fases da competição não dá muita margem para descanso, e há, ainda, o fato de não haver jogos simultâneos, uma vez que os grupos terão um número ímpar de times.
Daí a questão da eventual disputa de pênaltis, mesmo durante a fase de grupos.
Como ficaria a Copa do Mundo com 48 seleções, no formato proposto pela FIFA (foto: Reprodução) |
Com mais times na competição, aumentam, evidentemente, o número de vagas para cada confederação continental.
Em acordo com as confederações, a divisão ficou assim:
Europa (UEFA): 16 vagas
África: 9 vagas (+1 na repescagem)
Ásia: 8 vagas (+1 na repescagem)
América do Sul (Conmebol): 6 vagas (+1 na repescagem)
América do Norte/Central (Concacaf): 6 vagas (+1 na repescagem)
Oceania: 1 vaga
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, justificou o inchaço na Copa do Mundo: "O futebol é mais do que somente Europa e América do Sul. O futebol é global. Com esta mudança, mais países poderão viver o sonho de disputar uma Copa do Mundo".
Pode até ser, sr. Infantino. De fato, é legal ver mais países tendo a oportunidade de disputar uma Copa.
Mas convenhamos... esse formato proposto ficou, no mínimo, bizarro. Três times em cada grupo, ao invés de quatro? Pênaltis em todos os jogos? Faça-me o favor!
Tudo bem que estas mudanças ainda vão ser definidas até lá (ainda há um bom tempo até 2026)... mas se elas não forem bem pensadas - e MUITO bem pensadas, diga-se de passagem - corremos o risco de ver o maior torneio de futebol do mundo ficar parecendo um torneio de várzea. Isso pra dizer o mínimo.
Aquela coisa: sempre é possível melhorar... mas às vezes, você quer melhorar demais e acaba estragando a coisa. É o que a FIFA está fazendo com a Copa do Mundo. Pelo menos ao meu ver.
Vejamos as cenas dos próximos capítulos...
(Fonte: globoesporte.com)
Comentários
Postar um comentário