Após 60 anos, Prêmio Esso de Jornalismo faz "pausa" suspendendo a edição de 2016

Imagem de pedalada matinal da então presidente Dilma foi a vencedora
do Prêmio Esso de 2015 (foto: Dida Sampaio/Estadão)

Um dos concursos mais importantes do jornalismo brasileiro, o Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (antigo Prêmio Esso) cancelou sua edição de 2016. É a primeira vez em 60 anos que o concurso deixa de ser realizado.
O concurso premiou até hoje mais de mil trabalhos, segundo nota emitida pela multinacional norte-americana ExxonMobil, empresa patrocinadora do concurso.


Segundo reportagem publicada pelo site do jornal Folha de São Paulo no último dia 18, a ExxonMobil afirmou que a pausa tem como finalidade reavaliar o formato do concurso, "de modo a contemplar tanto as tradicionais quanto as novas formas em que a atividade vem sendo exercida no país".

A nota da ExxonMobil diz ainda que "estima-se que (em 60 anos de realização do concurso) mais de 33 mil trabalhos jornalísticos tenham sido avaliados pelas comissões de julgamento, premiando mais de mil trabalhos gráficos, reportagens e fotografias, laureando os melhores profissionais da imprensa brasileira".

A reportagem da Folha destaca ainda que a ExxonMobil não deixou claro se voltará a realizar o concurso no ano que vem, nem se a pausa tem relação com questões orçamentárias.
Na 60ª edição, realizada no ano passado, foram distribuídos mais de R$ 123,2 mil em prêmios. Quem faturou o prêmio de fotografia foi o fotojornalista Dida Sampaio, do Estadão, com um registro da agora afastada presidente Dilma Rousseff pedalando em frente a um lava-rápido de Brasília, com um sugestivo letreiro de "Lava Jato".
A foto rendeu um prêmio de R$ 11 mil ao fotógrafo.

Uma pena. Concursos assim reconhecem e valorizam não só a atividade fotográfica, como também a atividade jornalística realizada aqui no Brasil.
O fotojornalismo, em especial, é algo que requer muita dedicação e sacrifício - e é uma atividade que anda um tanto quanto desvalorizada por aqui. E há muitos nomes deste segmento que fizeram história.
O jeito é ficar na torcida para que o concurso retorne no ano que vem. É esperar pra ver.

(Fontes: iPhotoChannel, Folha de S.Paulo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copa do Brasil em Foco - Finais: jogando em casa, Grêmio empata com Atlético-MG e fica com o título

Cartola em Foco: escalação e dicas para a rodada 5

"Não vamos nos esquecer dos gritos e do carinho dos fãs do Brasil", diz o grupo Busters em coletiva de imprensa