Libertadores em Foco: análise dos confrontos das Quartas de Final
Quartas de final da Libertadores começam hoje (foto: Twitter CONMEBOL) |
A Libertadores vai se afunilando. Nesta quarta-feira (11/05) se iniciam os confrontos das quartas de final da competição sul-americana.
E logo de cara, teremos um duelo entre brasileiros: São Paulo e Atlético-MG se encontraram em um dos cruzamentos, e prometem fazer um confronto de arrepiar.
Nos outros duelos, times de peso como Boca Juniors (ARG), Nacional (URU) e Atlético Nacional (COL).
Neste post, farei uma análise de cada um destes confrontos - e no final, darei um palpite sobre quem se classifica de cada duelo. Será que eu acerto?! *risos*
São Paulo x Atlético-MG
São Paulo passou fácil pelo Toluca nas oitavas (foto: Twitter CONMEBOL) |
Vou começar pelo duelo brasileiro. Nas oitavas, o Tricolor passou com sobras pelo Toluca (MEX), enquanto o Galo teve um duelo complicado com o Racing (ARG).
Por ter melhor campanha durante a fase de grupos, a equipe mineira decidirá a classificação em casa - possivelmente na Arena Independência (a qual o falecido ex-presidente são-paulino Juvenal Juvêncio já classificou como "arapuca"). Portanto, se o São Paulo quiser avançar à semifinal, terá que fazer um bom resultado hoje no Morumbi.
O técnico da equipe paulista, Edgardo Bauza, tem algumas dúvidas para escalar a equipe - como por exemplo, Michel Bastos, que sentiu uma lesão na coxa no jogo de volta contra o Toluca, e pode começar no banco de reservas. Fora isso, não contará com o atacante Centurión, expulso nesse mesmo jogo.
Mas, no ataque tricolor, nada menos do que o artilheiro da Libertadores, o argentino Jonathan Calleri, que marcou 8 gols na competição.
Do lado mineiro, o técnico Diego Aguirre virá com artilharia pesada: irá escalar um ataque com Robinho e Lucas Pratto, dois jogadores que podem fazer a diferença em favor do Atlético.
Atlético-MG passou pelo Racing (ARG) e vai pegar o São Paulo (foto: Twitter CONMEBOL) |
Fica um tanto complicado arriscar um palpite para este duelo. Mas o retrospecto do São Paulo contra brasileiros na Libertadores não é nada bom: desde 2005 (última vez em que o Tricolor ganhou a competição), o time tem caído diante de adversários brasileiros - um deles foi justamente o Galo, em 2013, que derrotou o Tricolor nas duas partidas das oitavas de final, e acabou por se sagrar campeão naquele ano.
No ano passado, o São Paulo também não passou das oitavas, sendo eliminado nos pênaltis pelo Cruzeiro, arquirrival do Atlético.
Tudo pode acontecer neste confronto - mas, considerando o retrospecto são-paulino, vou apostar minhas fichas no Galo.
Boca Juniors (ARG) x Nacional (URU)
Carlitos Tevez (à esq) pode fazer a diferença a favor do Boca (foto: Twitter CONMEBOL) |
Aqui é briga de cachorro grande! Dois times tradicionalíssimos, que já foram campeões de Libertadores (o Boca, por seis vezes, e o Nacional, por três) e sempre entram na competição sul-americana com força.
Os argentinos não começaram bem a competição, e tiveram que fazer uma campanha de recuperação na fase de grupos; já nas oitavas de final, não tiveram grandes dificuldades para passar pelo Cerro Porteño (PAR), vencendo os dois jogos contra a equipe paraguaia.
Por outro lado, o time uruguaio fez uma campanha também razoável, mas foi carrasco dos times brasileiros - venceu os dois confrontos contra o Palmeiras na fase de grupos, e com dois gols fora de casa, eliminou o Corinthians nas oitavas de final.
Nacional foi carrasco de brasileiros nesta edição da Libertadores (foto: Twitter CONMEBOL) |
Dos dois lados, temos jogadores que podem desequilibrar a partida, e são matadores impiedosos: do lado do Boca, o experiente Carlitos Tevez; do lado do Nacional, o jovem e talentoso Nico López.
É uma disputa bastante aberta e equilibrada, e os dois têm chances iguais de se classificar. Apesar de eu ter uma leve simpatia pelo time argentino, vou me abster de cravar um palpite neste confronto.
Atlético Nacional (COL) x Rosario Central (ARG)
O Atlético Nacional fez a melhor campanha da fase de grupos (foto: Twitter CONMEBOL) |
Outro confronto bastante complicado. O time colombiano fez a melhor campanha da fase de grupos, e o Rosario também não ficou atrás, terminando esta fase como líder de sua chave.
Nas oitavas, o Atlético Nacional eliminou o Huracán (ARG) com uma certa dificuldade: empatou o primeiro jogo em Buenos Aires em 0 a 0, e venceu o segundo jogo em casa, em uma partida bastante disputada, por 3 a 2.
Por outro lado, o Rosario não teve dificuldades pra passar pelo Grêmio - outro brasileiro eliminado precocemente da Libertadores - vencendo os dois jogos das oitavas de final.
Rosario passou com facilidade pelo Grêmio nas oitavas (foto: Twitter CONMEBOL) |
O time de Medellín tem uma equipe bastante bem armada, enquanto o Rosario tem jogadores que também podem fazer a diferença na partida, como o atacante Marco Rubén (que marcou gols nas duas partidas contra o Tricolor gaúcho).
A equipe colombiana tem mais tradição na Libertadores, e inclusive já foi campeã da competição. Mas o Rosario tem um bom time, e tem tudo pra chegar longe. É um outro confronto que vou deixar em aberto.
Pumas (MEX) x Ind. Del Valle (EQU)
Del Valle é a zebra da competição até aqui (foto: Twitter CONMEBOL) |
O Del Valle é, até aqui, a grande surpresa da competição - eliminou nada menos do que o atual campeão da Libertadores, o River Plate (ARG).
Mas, tradicionalmente, os times mexicanos costumam dar trabalho. O Pumas conseguiu reverter a vantagem do Deportivo Táchira (VEN) em casa, por 2 a 0, e provou que tem força para seguir adiante na competição.
Aqui fica fácil de cravar um palpite - eu não subestimo os equatorianos (afinal de contas, conseguiram tirar o River - não é qualquer um que consegue um feito assim), mas, pelo histórico, aposto no Pumas como forte candidato à vaga na semifinal.
Pumas passou pelo Táchira nas oitavas, e é favorito deste confronto (foto: Twitter CONMEBOL) |
Já nesta noite, o São Paulo recebe o Atlético-MG no Morumbi, às 21:45hs; no mesmo horário, o Rosario Central recebe o Atlético Nacional, em Rosario, na Argentina.
Amanhã, Nacional e Boca se enfrentam no Gran Parque Central, em Montevidéu, às 19:30hs; e o Del Valle recebe o Pumas, no Equador, às 21:45hs.
(todos os horários se baseiam no horário de Brasília)
Pois é... a Libertadores promete fortes emoções nessa fase de quartas de final!
Em quem vocês apostam? Deixem seus pitacos nos comentários!
Comentários
Postar um comentário