Libertadores em Foco: análise dos confrontos das Quartas de Final

Quartas de final da Libertadores começam hoje
(foto: Twitter CONMEBOL)

A Libertadores vai se afunilando. Nesta quarta-feira (11/05) se iniciam os confrontos das quartas de final da competição sul-americana.
E logo de cara, teremos um duelo entre brasileiros: São Paulo e Atlético-MG se encontraram em um dos cruzamentos, e prometem fazer um confronto de arrepiar.
Nos outros duelos, times de peso como Boca Juniors (ARG), Nacional (URU) e Atlético Nacional (COL).

Neste post, farei uma análise de cada um destes confrontos - e no final, darei um palpite sobre quem se classifica de cada duelo. Será que eu acerto?! *risos*



São Paulo x Atlético-MG


São Paulo passou fácil pelo Toluca nas oitavas
(foto: Twitter CONMEBOL)

Vou começar pelo duelo brasileiro. Nas oitavas, o Tricolor passou com sobras pelo Toluca (MEX), enquanto o Galo teve um duelo complicado com o Racing (ARG).
Por ter melhor campanha durante a fase de grupos, a equipe mineira decidirá a classificação em casa - possivelmente na Arena Independência (a qual o falecido ex-presidente são-paulino Juvenal Juvêncio já classificou como "arapuca"). Portanto, se o São Paulo quiser avançar à semifinal, terá que fazer um bom resultado hoje no Morumbi.
O técnico da equipe paulista, Edgardo Bauza, tem algumas dúvidas para escalar a equipe - como por exemplo, Michel Bastos, que sentiu uma lesão na coxa no jogo de volta contra o Toluca, e pode começar no banco de reservas. Fora isso, não contará com o atacante Centurión, expulso nesse mesmo jogo.
Mas, no ataque tricolor, nada menos do que o artilheiro da Libertadores, o argentino Jonathan Calleri, que marcou 8 gols na competição.

Do lado mineiro, o técnico Diego Aguirre virá com artilharia pesada: irá escalar um ataque com Robinho e Lucas Pratto, dois jogadores que podem fazer a diferença em favor do Atlético.

Atlético-MG passou pelo Racing (ARG) e vai pegar o São Paulo
(foto: Twitter CONMEBOL)

Fica um tanto complicado arriscar um palpite para este duelo. Mas o retrospecto do São Paulo contra brasileiros na Libertadores não é nada bom: desde 2005 (última vez em que o Tricolor ganhou a competição), o time tem caído diante de adversários brasileiros - um deles foi justamente o Galo, em 2013, que derrotou o Tricolor nas duas partidas das oitavas de final, e acabou por se sagrar campeão naquele ano.
No ano passado, o São Paulo também não passou das oitavas, sendo eliminado nos pênaltis pelo Cruzeiro, arquirrival do Atlético.
Tudo pode acontecer neste confronto - mas, considerando o retrospecto são-paulino, vou apostar minhas fichas no Galo.

Boca Juniors (ARG) x Nacional (URU)

Carlitos Tevez (à esq) pode fazer a diferença a favor do Boca
(foto: Twitter CONMEBOL)

Aqui é briga de cachorro grande! Dois times tradicionalíssimos, que já foram campeões de Libertadores (o Boca, por seis vezes, e o Nacional, por três) e sempre entram na competição sul-americana com força.
Os argentinos não começaram bem a competição, e tiveram que fazer uma campanha de recuperação na fase de grupos; já nas oitavas de final, não tiveram grandes dificuldades para passar pelo Cerro Porteño (PAR), vencendo os dois jogos contra a equipe paraguaia.
Por outro lado, o time uruguaio fez uma campanha também razoável, mas foi carrasco dos times brasileiros - venceu os dois confrontos contra o Palmeiras na fase de grupos, e com dois gols fora de casa, eliminou o Corinthians nas oitavas de final.

Nacional foi carrasco de brasileiros nesta edição da Libertadores
(foto: Twitter CONMEBOL)

Dos dois lados, temos jogadores que podem desequilibrar a partida, e são matadores impiedosos: do lado do Boca, o experiente Carlitos Tevez; do lado do Nacional, o jovem e talentoso Nico López.
É uma disputa bastante aberta e equilibrada, e os dois têm chances iguais de se classificar. Apesar de eu ter uma leve simpatia pelo time argentino, vou me abster de cravar um palpite neste confronto.

Atlético Nacional (COL) x Rosario Central (ARG)

O Atlético Nacional fez a melhor campanha da fase de grupos
(foto: Twitter CONMEBOL)

Outro confronto bastante complicado. O time colombiano fez a melhor campanha da fase de grupos, e o Rosario também não ficou atrás, terminando esta fase como líder de sua chave.
Nas oitavas, o Atlético Nacional eliminou o Huracán (ARG) com uma certa dificuldade: empatou o primeiro jogo em Buenos Aires em 0 a 0, e venceu o segundo jogo em casa, em uma partida bastante disputada, por 3 a 2.
Por outro lado, o Rosario não teve dificuldades pra passar pelo Grêmio - outro brasileiro eliminado precocemente da Libertadores - vencendo os dois jogos das oitavas de final.

Rosario passou com facilidade pelo Grêmio nas oitavas
(foto: Twitter CONMEBOL)

O time de Medellín tem uma equipe bastante bem armada, enquanto o Rosario tem jogadores que também podem fazer a diferença na partida, como o atacante Marco Rubén (que marcou gols nas duas partidas contra o Tricolor gaúcho).
A equipe colombiana tem mais tradição na Libertadores, e inclusive já foi campeã da competição. Mas o Rosario tem um bom time, e tem tudo pra chegar longe. É um outro confronto que vou deixar em aberto.

Pumas (MEX) x Ind. Del Valle (EQU)

Del Valle é a zebra da competição até aqui
(foto: Twitter CONMEBOL)

O Del Valle é, até aqui, a grande surpresa da competição - eliminou nada menos do que o atual campeão da Libertadores, o River Plate (ARG).
Mas, tradicionalmente, os times mexicanos costumam dar trabalho. O Pumas conseguiu reverter a vantagem do Deportivo Táchira (VEN) em casa, por 2 a 0, e provou que tem força para seguir adiante na competição.
Aqui fica fácil de cravar um palpite - eu não subestimo os equatorianos (afinal de contas, conseguiram tirar o River - não é qualquer um que consegue um feito assim), mas, pelo histórico, aposto no Pumas como forte candidato à vaga na semifinal.

Pumas passou pelo Táchira nas oitavas, e é favorito deste confronto
(foto: Twitter CONMEBOL)

Já nesta noite, o São Paulo recebe o Atlético-MG no Morumbi, às 21:45hs; no mesmo horário, o Rosario Central recebe o Atlético Nacional, em Rosario, na Argentina.
Amanhã, Nacional e Boca se enfrentam no Gran Parque Central, em Montevidéu, às 19:30hs; e o Del Valle recebe o Pumas, no Equador, às 21:45hs.
(todos os horários se baseiam no horário de Brasília)

Pois é... a Libertadores promete fortes emoções nessa fase de quartas de final!
Em quem vocês apostam? Deixem seus pitacos nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana