Salão do Automóvel 2016: confira o que rolou de melhor
Salão do Automóvel trouxe um grande número de pessoas ao São Paulo Expo (fotos: Daniel Ramos) |
Terminou no último domingo (20/11) a edição 2016 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizada pela primeira vez em sua história no complexo do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - o mesmo local que tradicionalmente abriga o Festival do Japão.
O evento, que durou dez dias, é considerado o principal evento do setor automobilístico no Brasil, e acontece a cada dois anos.
As principais marcas do setor estiveram presentes no Salão - com stands grandiosos, cada fabricante apresentou seus principais produtos, além de seus lançamentos para 2017 (caso, por exemplo, da Kia, que apresentou ao público o Quoris, seu novo sedan executivo, e da Renault, que trouxe o Captur, sua nova SUV - isso só pra mencionar alguns lançamentos).
Público confere o Quoris, novo lançamento da Kia |
O Captur, novo SUV da Renault |
Mas não são apenas novos produtos que são apresentados no Salão do Automóvel - e também novas tendências.
É o caso dos carros com tecnologia híbrida, como o Prius, da Toyota, e o Ioniq, da Hyundai - são carros que, além do motor tradicional movido a combustível, possuem um segundo motor, movido a energia elétrica, que comanda todas as ações do veículo.
O motor a combustível é acionado apenas quando o motor elétrico atinge um nível crítico de armazenamento de energia. No entanto, não é necessário passar horas carregando o motor em uma tomada (tal como acontece com celulares e smartphones): o motor elétrico é realimentado pela energia das frenagens - simplesmente espantoso, não?
Toyota Prius: tecnologia sustentável |
E a coisa não pára por aí. A Toyota também apresentou um outro protótipo sustentável, o Mirai, que é movido a hidrogênio.
É a indústria automobilística buscando formas de poluir menos e, dessa forma, preservar o meio ambiente.
Algumas marcas também trouxeram seus clássicos, para encher os olhos daqueles que são aficionados por belas máquinas. Caso da Ford, que trouxe seus icônicos Mustangs - além de um modelo de competição, o GT, vencedor da edição deste ano das 24 Horas de Le Mans (uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial).
Aliás, veículos de competição não faltaram nos stands: Mitsubishi e Peugeot trouxeram modelos que participam de rallys; BMW e Porsche também trouxeram protótipos usados em corridas de carros de turismo; além de carros da Stock Car (que tinha um stand exclusivo no Salão) e também de Fórmula 1 - estes últimos trazidos por Honda (que fornece motores para a equipe McLaren) e Renault.
Ford GT: vencedor das 24 horas de Le Mans |
McLaren no stand da Honda |
Modelo F1 da Renault que disputou a temporada deste ano |
Stands de marcas consideradas mais luxuosas - como Audi, Mercedes, BMW, Porsche, entre outras - foram bastante concorridos. Tanto que em alguns simplesmente não se andava, tamanho o amontoado de gente.
A Audi apresentou uma série especial de seu modelo A3, em homenagem ao tricampeão de F1 Ayrton Senna, morto em 1994 e responsável pela vinda da marca ao Brasil. Ele tem uma pintura especial, bem colorida, idealizada pelo artista plástico Eduardo Kobra.
A3 série especial Ayrton Senna, da Audi |
Um espaço no Salão - o chamado Espaço dos Sonhos - foi dedicado especialmente àqueles carros considerados objeto de desejo da maioria do público, mas que são acessíveis apenas a quem tem alguns milhões de reais no bolso pra gastar com eles.
Neste espaço, estavam expostos modelos de Ferrari, Maserati, Jaguar, Audi, entre outros.
Espaço dos Sonhos do Salão: só em sonho mesmo... |
E os saudosistas também tiveram seu lugar no Salão. Alguns modelos antigos, considerados clássicos da indústria nacional, como o Fiat 147, o Opala, a Kombi e outros, estavam expostos em outro espaço.
Para quem já teve ou viu algum desses modelos andando nas ruas há algumas décadas atrás, foi a chance de matar a saudade.
Modelos antigos expostos no Salão |
Voltando aos tempos atuais, o Salão do Automóvel apresentou ainda uma outra tendência, em especial do mercado nacional: a chegada de carros e montadoras da China.
Marcas chinesas como Chery e Lifan marcaram presença no pavilhão e apresentaram seus produtos ao público.
Montadoras chinesas, como a Lifan, também marcaram presença no Salão |
E com tanta novidade apresentada no Salão, teve gente que não se limitou apenas a olhar - mas também a experimentar.
Algumas das marcas disponibilizaram modelos para test drive, para o público sentir a experiência - e, claro, escolher seu próximo automóvel.
Área de test-drives do Salão: porque não vale a pena só olhar... |
Mesmo com a crise que assola o nosso país - que inclusive, bateu forte no setor automotivo - o Salão do Automóvel atraiu um grande número de pessoas, e mostrou que o setor ainda se mantém firme.
O sucesso do evento mostra também o quanto o brasileiro é apaixonado por carros. Também, se todos aqui vissem as máquinas que estavam lá... até eu, que admito que não sou grande entendedor de marcas e de motores, fiquei de queixo caído. Simplesmente sensacional.
E que venha 2018...
Comentários
Postar um comentário