Documentário sobre desaparecidos políticos nikkeis da Argentina será exibido no Brasil

(Imagem: Divulgação)
 
O documentário argentino Silencio Roto - 16 Nikkeis ("Silêncio Quebrado - 16 Nikkeis"), do diretor Pablo Moyano, será exibido aqui no Brasil em duas oportunidades: uma ainda hoje (14/10), às 19:30, na Associação Okinawa Kenjin do Brasil, no bairro da Liberdade; e outra amanhã (15/10), a partir das 11:00hs, no Espaço Itaú de Cinema, localizado no Shopping Frei Caneca, como parte da mostra "Cine Direitos Humanos".
O filme fala sobre as vítimas do regime militar na Argentina (1976-1983), dentre as quais estavam 16 pessoas de origem japonesa, que foram presas, torturadas e assassinadas - não se tem notícia de algumas dessas pessoas até hoje. 


Além de levantar a questão desses desaparecidos políticos, o filme mostra um pouco da história da imigração japonesa na Argentina - cultura, costumes, sincretismo e a preocupação de alguns membros da comunidade com a realidade daquele país.
Mas a questão principal mostrada no filme é o drama dos familiares destes 16 desaparecidos, que por muito tempo, foram obrigados a ficar em silêncio.
No entanto, a coragem é maior do que o medo - e a dor destas famílias vem a público por meio deste documentário, lançado em 2015.

O Cine Direitos Humanos é uma parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo com o Espaço Itaú de Cinema.
A exibição do documentário é gratuita - o ingresso deverá ser retirado uma hora antes da sessão.

No evento da AOKB, haverá ainda um debate com a participação da nipo-argentina Elsa Oshiro, da Associação dos Familiares de Desaparecidos Nipo-Argentinos, do sociólogo Alejandro Asciutto, que também é editor da revista La Roca, e do ex-deputado estadual Adriano Diogo, membro da Comissão Nacional da Verdade (que apurou violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura militar no Brasil).

Cine Direitos Humanos: 'Silêncio Quebrado - 16 Nikkeis'
(Diretor: Pablo Moyano - Documentário - 70 min - Livre - Argentina, 2015)


Data: 14 e 15/10

Horário: 14/10, às 19:30hs; 15/10, às 11:00hs
Local: 14/10 - Associação Okinawa Kenjin do Brasil
Rua Dr. Tomás de Lima, 72 - Liberdade (próximo à estação Liberdade do metrô, linha 1 - azul)
15/10 - Espaço Itaú de Cinema (Shopping Frei Caneca)
Rua Frei Caneca, 569 - Consolação (próximo à estação Consolação do metrô, linha 2 - verde)

Entrada Franca (no Espaço Itaú de Cinema, é necessário retirar o ingresso uma hora antes do início da sessão; ingressos limitados)

O trailer do documentário pode ser visto aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana