Exposição 'Arquivo Ex Machina' no Itaú Cultural SP
| Exposição no Itaú Cultural tem foco na identidade e em questões recorrentes na América Latina (fotos: Daniel Ramos) |
No último sábado, visitei a exposição Arquivo Ex Machina: Identidade e Conflito na América Latina, em cartaz no Itaú Cultural.
A exposição, que tem relação com o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia, busca uma reflexão sobre a identidade dos países da América Latina, através da união de imagens e do debate sobre temas relevantes e significativos do continente, como revoltas populares, dizimação dos índios, escravidão, criminalidade e repressão política, entre outros.
Entre as obras expostas, estão trabalhos de diversos artistas do Brasil e de outros países latinos. Entre os brasileiros, dois trabalhos bastante icônicos e significativos: o do renomado fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, conhecido por seu trabalho de caráter étnico-cultural, que trouxe a série A Boa Aparência, que questiona o hábito de se julgar os negros pela aparência, a partir de textos históricos e classificados de oferta de emprego; e a série Cabanagem, de André Penteado: um impressionante registro documental feito no estado do Pará, que tem como referência principal a revolta popular ocorrida naquela região entre os anos de 1835 e 1840, na época do Brasil-Império - a série busca uma reflexão sobre passado e presente.
| Obras de Eustáquio Neves, um dos artistas brasileiros presentes na mostra |
Artistas de países como Chile, México, Bolívia, Argentina, Peru, entre outros também integram a mostra.
Um dos trabalhos que chama a atenção é o do argentino Marcelo Brodsky, que se baseia principalmente em movimentos de protesto ocorridos pelo mundo no ano de 1968 (ano onde, por exemplo, foi decretado no Brasil o Ato Institucional nº 5, que suspendeu os direitos civis e aumentou a repressão do governo militar vigente à época), e consiste em intervenções à mão sobre reproduções de fotos da época.
Uma das imagens de Brodsky tem como base um registro da chamada "passeata dos cem mil" no Brasil, do fotojornalista Evandro Teixeira.
| Obra de Marcelo Brodsky, da Argentina: intervenção à mão sobre foto de Evandro Teixeira |
Uma exposição forte e marcante, que incita no observador a reflexão sobre a história e a identidade da América Latina, através de registros históricos e trabalhos autorais, com linguagens e narrativas diversas.
Vale a pena conferir.
Arquivo Ex Machina - Identidade e Conflito na América Latina
Data: até 07/08
Horário: das 9:00 às 20:00hs (terça a sexta) e das 11:00 às 20:00hs (finais de semana e feriados)
Local: Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 - Cerqueira César (próximo à estação Brigadeiro do Metrô - Linha 2 Verde)
Entrada Franca
Mais informações: www.itaucultural.org.br
Parabéns bela matéria, eu gostei.
ResponderExcluir