Feira Fotografar 2016: a principal feira de fotografia do ano
Fotografar 2016 foi realizada nesta semana em São Paulo (fotos: Daniel Ramos) |
Estive nesta semana na edição 2016 da Feira Fotografar - uma das principais feiras do setor fotográfico no Brasil, e a principal deste ano, uma vez que a PhotoImage (a maior feira do setor no país, geralmente realizada no segundo semestre) entrou em hiato, devendo retornar apenas no ano que vem.
A feira, organizada pela revista FHOX (uma das principais publicações brasileiras do segmento fotográfico) com apoio da SPTuris e da Prefeitura de São Paulo, reúne algumas das principais empresas do ramo, que apresentam produtos e lançamentos - além disso, há também palestras com os principais profissionais do mercado.
A Fotografar aconteceu entre os dias 12, 13 e 14/04 no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
Alguns dos grandes fabricantes de câmeras e equipamentos fotográficos - como Canon e Sony - estiveram presentes com stands na feira. Em cada um deles, o público pôde testar alguns dos principais produtos das marcas.
A Canon disponibilizou modelos de câmeras como a Rebel T6i (uma das DSLR de entrada da marca) e as avançadas 5DS e 5DS-R (esta última tem sensor full frame com resolução de 50 megapixels). E a Sony trouxe para o público modelos mirrorless (sem espelho) da linha Alpha, como a Alpha 7 SII, que possui uma sensibilidade ISO altíssima, de quase 500.000 - o que permite fotografar em ambientes com pouquíssima luz.
Stand da Canon na Fotografar: sucesso de público nos três dias |
A câmera Sony Alpha 7 SII: sensibilidade ISO de quase 500.000 |
E a feira não se limitou a câmeras e equipamentos. Alguns fabricantes também trouxeram acessórios e equipamentos para estúdio, como flashes e tripés.
Muitas empresas de impressão e encadernação (como a Digipix) também aproveitaram a feira para apresentar seus produtos.
Stand da Digipix: apenas uma das muitas empresas de encadernação presentes na feira |
Havia também uma grande quantidade de stands voltados para fotografia de gestantes e também de recém-nascidos - ou newborn - com acessórios que variavam desde fundos a cestinhos e roupinhas para os bebês.
Um dos muitos stands de acessórios para fotografia newborn, com acessórios de diversos tipos |
Profissionais da área realizaram palestras durante os três dias de evento. Além deles, consultores do Sebrae também transmitiram suas ideias de negócio para o público.
Fóruns e congressos também foram destaque dentro da Fotografar.
Além disso, algumas exposições também foram realizadas dentro da feira. Uma delas era referente aos 10 anos de realização da Fotografar.
Outra era voltada à fotografia de casamento, com alguns dos melhores álbuns produzidos em 2015. Havia ainda uma exposição do fotógrafo André Liohn, que trazia questionamentos sobre a violência das grandes cidades.
Exposição 'Revogo', de André Liohn |
Em geral, feiras como a Fotografar são uma boa oportunidade para negócios e networking - e também podem render boas ideias para quem trabalha no ramo.
A edição do ano que vem já tem data marcada: 28, 29 e 30 de março, no mesmo local.
Senti falta da Nikon na feira
ResponderExcluir