'Copa Gringos' reúne times de comunidades estrangeiras de São Paulo

Copa Gringos reúne comunidades estrangeiras de São Paulo
(fotos: Daniel Ramos)

No último domingo (03/04) começou um torneio bastante interessante: a Copa Gringos de Futebol Society.
Trata-se de um torneio amador, que reúne várias comunidades estrangeiras residentes na capital paulista, e tem como objetivo promover a integração destas comunidades por meio da paixão pelo futebol.
O torneio conta com a participação de 24 times de diferentes nacionalidades, divididos em seis grupos - um sistema bastante parecido com o da Copa do Mundo da Fifa.


A primeira edição da Copa Gringos foi realizada em 2014 - justamente o ano em que se realizou a Copa do Mundo no Brasil.
Na ocasião, participaram do torneio 24 times - e a final foi disputada uma semana antes da abertura da Copa. Houve uma grande repercussão na época (com direito a matérias em grandes emissoras de TV) pelo fato do torneio ser realizado no mesmo ano da Copa do Mundo.
A iniciativa partiu do francês Stéphane Darmani, que vive no Brasil há oito anos, e se inspirou na Copa do Mundo de 2014 para fazer algo semelhante com os estrangeiros que vivem por aqui, a exemplo dele. Em suma, é uma "Copa do Mundo dos estrangeiros de São Paulo".

Mas, encontrar as equipes para participar do torneio não foi uma tarefa fácil. "Em 2013, contratei uma equipe e fizemos uma parceria com o Consulado Geral da França, que abriu as portas dos outros consulados, e foi o primeiro passo para achar os estrangeiros daqui. Fuçamos muito, por todos os lados da cidade, e conseguimos juntar 24 times para realizar a primeira edição", conta Stéphane. "Tivemos muita repercussão da mídia por conta da Copa do Mundo, e aí ficou mais fácil de encontrar times, pois as pessoas nos procuraram. E assim nasceu a Copa Gringos".

Equipe representante da Coreia: a Copa Gringos reúne 24 times
de diferentes nacionalidades

E no fim, a ideia acabou vingando. Tanto que, no segundo semestre, realiza-se um outro torneio, com formato diferente da Copa: enquanto na Copa, realizada no primeiro semestre, o formato é semelhante ao da Copa do Mundo da Fifa (com fase de grupos e mata-mata na sequência), no torneio do segundo semestre (chamado de Liga Gringos) há disputa de pontos corridos, com os times divididos em séries A e B - muito semelhante ao do Campeonato Brasileiro, por exemplo.
Vale ressaltar que o futebol society é diferente do futebol de campo que todos conhecem: cada time tem sete jogadores (por essa razão, o society também é chamado de futebol de 7), o campo é reduzido e com gramado sintético, e as regras também são diferentes em relação ao futebol de campo (há, por exemplo, um limite de faltas para cada time).

Segundo Stéphane, um dos principais objetivos da Copa Gringos é a integração entre as comunidades: "Muitas dessas comunidades não se conhecem, não se cruzam, e dificilmente se encontram: uma comunidade vive na zona leste da cidade, outra na zona norte, e aí cada um acaba ficando no seu canto. Pra mim, o futebol é algo pra juntar as pessoas, e é legal que você muitos perfis diferentes no torneio, desde diretores financeiros de empresas até costureiros e estudantes - há até refugiados políticos participando do campeonato", revela. "E dentro de campo, vale o de sempre: que vença o melhor".

Colombianos comemoram gol: clima de competição oficial
é um dos diferenciais do torneio

Ainda de acordo com o francês, a sensação de competição dentro do torneio é um diferencial, indo além de um simples lazer de final de semana: "Para muitas comunidades, como bolivianos e peruanos, este é o único lazer que eles têm: eles esperam chegar o fim de semana pra bater uma bolinha. E pra todos eles, é uma honra muito grande vestir a camisa do seu país, carregar o brasão de seu país no peito. Eles ficam muito felizes", conta. "Além de ser uma oportunidade de praticar o esporte, é uma oportunidade deles entrarem em uma competição pra valer, pois muitos deles não competem; no máximo disputam uma pelada entre amigos. Um dos objetivos da Copa é dar uma competição a eles, fazer eles sentirem no domingo aquele friozinho na barriga de um jogo oficial, com juiz e tudo".

E de fato, os jogos são bastante disputados. Há um sistema de arbitragem oficial e até um massagista - o que contribui para o ar de competição.
Alguns times levam até bandeiras de seus países.

Competidores da equipe do Uruguai: alguns times levam até
bandeiras de seus países

A final da Copa Gringos será realizada no dia 22 de maio. Os jogos são disputados aos domingos, a partir das 17:00hs, no complexo da Arena World Sports, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo - o complexo fica bem em frente ao centro de treinamento do São Paulo, e ao lado do estádio Nicolau Alayón, do Nacional AC, clube da série A3 do futebol paulista.

Copa Gringos de Futebol Society

Data: até 22/05
Horário: aos domingos, a partir das 17:00hs
Local: Arena World Sports
Av. Marquês de São Vicente, 2477 - Barra Funda (em frente ao CT do São Paulo e ao lado do estádio Nicolau Alayón)
Entrada Franca

Maiores informações podem ser encontradas na página do torneio no Facebook.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Copa do Brasil em Foco - Finais: jogando em casa, Grêmio empata com Atlético-MG e fica com o título

Opinião em Foco: Violência no futebol... até quando?!