Momento K-Pop em Foco #14: Wonder Girls

Wonder Girls: de um grupo de dança a uma
banda com instrumentos (foto: Site Oficial/JYP Entertainment)

Enfim, o dia mais esperado da semana: SEXTA-FEIRA!!! E, como todos sabem, sexta é dia de K-Pop por aqui.
Semana passada, falei sobre as meninas do Miss A. E hoje, conforme prometido, teremos mais um girlgroup por aqui. E é um girlgroup muito bacana, que em seu comeback recente, se deu uma repaginada interessante.
Hoje o assunto é Wonder Girls!


O Wonder Girls é um grupo formado entre 2006 e 2007 pela JYP Entertainment (a mesma agência do Miss A, sobre o qual falei no post anterior). As garotas foram introduzidas através de um reality show da MTV coreana, intitulado MTV Wonder Girls, que mostrou todo o processo de seleção e formação do grupo. E debutaram em fevereiro de 2007, com o lançamento do single "Irony" e do mini-álbum The Wonder Begins.
Ao longo da carreira, o grupo foi passando por diversas mudanças em sua formação, e atualmente conta com quatro integrantes: a líder Yubin (Kim Yoo-Bin), Yeeun (Park Yee-Un), SunMi (Lee Sun-Mi) e a caçula Hyelim (Woo Hye-Rim).
Em sua formação original, o Wonder Girls chegou a ter como integrante Hyuna, mas esta teve que deixar o grupo devido a problemas de saúde, pouco depois da estreia (Yubin entrou em seu lugar, como substituta) - alguns anos mais tarde, ela viria a se tornar integrante do 4Minute.

Formação antiga do Wonder Girls
(foto: Site Oficial/JYP Entertainment)

Quando de seu lançamento, The Wonder Begins foi um grande sucesso, vendendo mais de 11 mil cópias.
O primeiro ano do Wonder Girls foi particularmente conturbado, não só por conta da saída repentina de Hyuna, como também por um acidente envolvendo a integrante Sohee (Ahn So-Hee, que deixou o grupo em 2015), que durante as gravações de um filme, sofreu uma queda e rompeu o ligamento do joelho, tendo que ficar afastada das atividades do grupo durante um mês. Apesar disso, as meninas conseguiram emplacar hits como "Tell Me", que ficou em primeiro lugar em vários programas e paradas de sucesso da Coreia (como o Music Bank da KBS) e teve sua coreografia muito imitada pelos fãs.

Imagem do single "So Hot"
(foto: Site Oficial/JYP Entertainment)

No ano seguinte (2008), vieram os primeiros prêmios, ganhos principalmente com o hit "Nobody", dentre os quais: "Canção do Mês" por dois meses seguidos (setembro e outubro) pelo Cyworld, Golden Disk Awards, "Artista do Ano" no Seoul Music Awards, e ainda os prêmios de "Canção do Ano", "Melhor Vídeo de Música" e "Melhor Grupo Feminino" no MAMA (Mnet Asian Music Awards).

Imagem do single "Nobody"
(foto: Site Oficial/JYP Entertainment)

Entre 2009 e 2010, o grupo passou a investir na carreira internacional - especialmente nos EUA, onde se apresentaram em cidades como Los Angeles e Nova York e chegaram a abrir shows de alguns ídolos pop locais, como Jonas Brothers e Justin Bieber.
Nesse mesmo ano, SunMi se afastou do grupo para se dedicar aos estudos (retornando em 2015), sendo substituída por Hyelim.

O Wonder Girls tem uma carreira internacional consolidada,
chegando a abrir um show de Justin Bieber em 2010 (foto: Site Oficial/JYP Entertainment)

Com uma carreira bem consolidada, tanto dentro quanto fora da Coreia, o grupo acabou entrando em hiato no ano de 2013, devido ao casamento da integrante Sunye e, posteriormente, sua gravidez.
Consequentemente, as atividades do Wonder Girls foram paralisadas, até que em 2015, Sunye (que decidiu momentaneamente se dedicar apenas à família - ela ainda tem contrato com a JYP) e Sohee (que passaria a se dedicar à carreira de atriz) deixaram oficialmente o grupo.
Houve ainda o retorno de SunMi, que havia se afastado do grupo para concluir seus estudos.

Até agora, o Wonder Girls lançou três álbuns de estúdio e cinco mini-álbuns, além de singles em coreano, chinês, japonês e inglês.
O lançamento recente do grupo é o álbum Reboot, que saiu em agosto do ano passado e traz uma reformulação do conceito do grupo: ao invés de um grupo de dança, o Wonder Girls passaria a ser uma banda com instrumentos, com Yubin na bateria, Yeeun nos teclados, Hyelim na guitarra e SunMi no baixo.
Isso fica claro no clip de "I Feel You", uma das faixas deste álbum.

Formação atual do Wonder Girls, em imagem do álbum Reboot
(foto: Site Oficial/JYP Entertainment)

De fato, a mudança de conceito é notória. Em "I Feel You", não se vê tantas coreografias - ao contrário de "Nobody" e "Like This", por exemplo.
Isto não significa uma perda na qualidade musical, muito pelo contrário: o Wonder Girls tem músicas ótimas, tanto em uma fase quanto em outra.
Além do quê, todas as integrantes são lindíssimas... especialmente a Yubin!

Yubin em ensaio fotográfico para a InStyle coreana
(foto: Reprodução)

E o clip escolhido para este post é nada menos que "I Feel You", do álbum Reboot. Uma música, na minha opinião, SENSACIONAL!!! Pra mim, é uma das melhores de K-Pop.
Uma coisa que eu gosto no Wonder Girls é essa pegada retrô que algumas músicas têm - e nesta, isto fica evidente. Os mais desavisados vão pensar que essa é uma música da década de 1980...


E por hoje é só. Semana que vem, mais um girlgroup por aqui: AOA!!!
Continuem ligados aqui no Em Foco. E deixem seus comentários abaixo!

(Fontes: Wikipedia, Wonder Girls Brazil)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana