29º Kyodo Matsuri/Miss Ryuso - Integração Brasil-Okinawa
29º Kyodo Matsuri/Miss Ryuso (fotos: Daniel Ramos) |
No último final de semana (30 e 31/07), fui ao Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema (região metropolitana de São Paulo), conferir a 29ª edição do Kyodo Matsuri/Miss Ryuso.
O evento é realizado todos os anos pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB), e é um dos mais tradicionais da comunidade okinawana de São Paulo.
O evento deste ano trouxe algumas mudanças em relação às edições anteriores: pela primeira vez em sua história, o Kyodo Matsuri foi realizado em dois dias. Isso se deve a uma parceria da AOKB/CCOB com a Prefeitura de Diadema.
Além disso, atrações regionais (como grupos locais de forró e capoeira, além da Lira Musical de Diadema, por exemplo) também foram incluídas na programação.
Com isto, um dos objetivos principais do evento é promover a integração entre as culturas do Brasil e de Okinawa, como revelou o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro: "Até o ano passado, o evento era restrito à comunidade okinawana; com esta parceria com a Prefeitura de Diadema, o evento visa agora integrar mais a cultura do povo de Okinawa com a cultura do povo brasileiro, especialmente do povo de Diadema. É um benefício grande para todos", contou o presidente ao Em Foco.
O sr. Shimabukuro ressaltou ainda a diversidade cultural presente em nosso país e a presença de imigrantes de outros estados em Diadema: "O Brasil é composto por imigrantes de diversas partes do mundo, e o Estado de São Paulo também conta com imigrantes de outros estados brasileiros - em Diadema, 13% da população é composta de mineiros, e há também pessoas que vieram de outros estados. E é necessário que se faça uma integração cultural em todos os sentidos".
"Kyodo" significa "terra natal" - um dos principais objetivos deste evento é a preservação das raízes da terra natal dos antepassados.
No evento deste ano, além da cultura de Okinawa, foi possível enfatizar também a integração entre as culturas do Brasil e do Japão, não apenas nas atrações de palco, como também na gastronomia; além de pratos típicos de Okinawa, como o Okinawa soba, também era possível experimentar pratos de diversas regiões do Brasil - stands de culinária mineira e nordestina, por exemplo, foram montados na praça de alimentação do evento.
"A ideia é também promover uma feira gastronômica todos os anos, para apreciarmos também pratos de diversos cantos do Brasil. Também é uma forma de integração cultural", disse o presidente da AOKB.
Além de pratos tradicionais como o Okinawa Soba (na foto de cima), pratos típicos brasileiros também foram servidos na praça de alimentação |
Vários grupos folclóricos de Okinawa passaram pelo palco do Kyodo Matsuri durante os dois dias de evento.
Grupos de dança tradicional, de karate, de eisa daiko (como o Ryukyu Koku Matsuri Daiko e o Requios Gueinou Doukoukai), e de sanshin, como o Ryukyu Minyo Hozonkai; além de bandas como a Ichihan'no e a Heroes Sanshin e cantores como Karen Taira e Ricardo Nakase.
Entre as atrações regionais, destaque para grupos de forró, como o Trio Marajó, que, tocando sucessos de cantores consagrados como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, botaram o público para dançar.
Karate-do - Shobukan do Brasil |
Capoeira - grupo Massapê |
Ryukyu Koku Matsuri Daiko |
Requios Gueinou Doukoukai |
Mas sem sombra de dúvida, como em todas as edições do evento, o ponto alto é o Miss Ryuso - o concurso que elege a mais bela representante da comunidade okinawana no Brasil.
No concurso deste ano, 16 candidatas participaram, cada qual representando uma associação da comunidade de Okinawa.
Todas desfilaram usando um traje tradicional, o bingata (nas edições anteriores, além desta vestimenta tradicional, as candidatas também desfilavam em trajes de gala e trajes esporte; devido ao fato de mais atrações de palco terem sido incluídas na programação, o concurso teve seu tempo reduzido, sendo assim realizado apenas o desfile com o bingata).
As candidatas desfilaram com o bingata, traje tradicional de Okinawa |
A exemplo do que acontece no Miss Nikkey Brasil, todas as candidatas trouxeram suas torcidas, que se mostraram bastante animadas e fizeram muito barulho durante o concurso - especialmente quando suas candidatas desfilavam.
As torcidas das candidatas estavam bastante animadas |
Após desfilarem no palco do evento, cada candidata se apresentava ao público e respondia uma pergunta previamente sorteada.
Com isso, além da estética, o corpo de jurados avaliava a desenvoltura de cada candidata.
A vencedora de 2015, Yara Rie Hatano Kanashiro, em seu desfile de despedida |
No intervalo do concurso, quando as notas foram computadas para o resultado final, quem marcou presença no palco do Kyodo Matsuri/Miss Ryuso foi o cantor Joe Hirata, figurinha carimbada de boa parte dos eventos nikkeis, que se apresentou pela primeira vez no Miss Ryuso, animando o público com sucessos da música sertaneja, além de músicas famosas no Japão.
Joe Hirata se apresentou no intervalo do Miss Ryuso |
A grande vencedora do Miss Ryuso 2016 foi a representante da Associação Okinawa de Casa Verde, a jornalista Cláudia Ery Nakazato.
Ela ganhou uma passagem de ida e volta para Okinawa, onde participará do Naha Matsuri como representante do Brasil. "Nunca me imaginei participando de um concurso de Miss Ryuso. Eu imaginava uma coisa do concurso, e quando cheguei aqui, vi que era completamente outra", declarou Cláudia. "Pude conhecer mais sobre a cultura dos meus antepassados, e isso pra mim já estava valendo."
Será a primeira vez de Cláudia na terra natal de seus antepassados: "nunca fui a Okinawa. Vai ser uma outra novidade grandiosa na minha vida, e com certeza vou usufruir de cada momento por lá", disse a vencedora.
Cláudia Nakazato, a grande vencedora do Miss Ryuso 2016 |
E a melhor torcida também foi premiada. Quem foi contemplada na edição deste ano foi a delegação da Associação Okinawa do Ipiranga, que teve como representante no Miss Ryuso a candidata Larissa Kaori Yoshikawa.
Prêmio de melhor torcida foi para a Associação Okinawa do Ipiranga |
A seguir, o resultado geral do Miss Ryuso 2016:
Miss Simpatia: Pietra Saori Kimura Aoki (Associação Okinawa do Jabaquara)
2ª Princesa: Beatriz Akemi Yonamine (Associação Nanjo Shimin do Brasil)
1ª Princesa: Daniele Miho Takara (Associação Okinawa de Vila Carrão)
Vencedora: Cláudia Ery Nakazato (Associação Okinawa de Casa Verde)
As vencedoras do Miss Ryuso 2016 |
Comentários
Postar um comentário