Niseta Fest 2017: aproximando os jovens da cultura de Okinawa
(fotos: Daniel Ramos) |
Neste sábado (30), estive no Niseta Fest, evento realizado na Associação Okinawa Kenjin do Brasil.
Este evento foi organizado por jovens participantes do Niseta Tour Brasil, uma iniciativa que promove o intercâmbio cultural entre jovens descendentes de Okinawa do Brasil e de outros países.
O Niseta Fest foi realizado pela primeira vez em 2015, com o intuito de promover o evento Niseta Tour Brasil, que aconteceu no ano seguinte (2016).
O Niseta Tour surgiu a partir de um projeto apresentado em 2006 por dois jovens peruanos, Eric Higa e Christian Gimac, durante uma das edições do Uchinanchu Taikai - um evento que reúne, em Okinawa, descendentes da província oriundos do mundo todo, com o objetivo de preservação e difusão de sua cultura.
Eric e Christian perceberam a necessidade de fazer com que os jovens descendentes de Okinawa se identificassem com sua herança cultural, que vinha sendo deixada de lado. A partir desta iniciativa, realizou-se o primeiro Niseta Tour, em 2007, no Peru.
Em 2012, foi realizada a primeira edição do Niseta Tour em solo brasileiro - após passar por Peru (2013), Argentina (2014) e Bolívia (2015), o evento de intercâmbio voltou a ser realizado no Brasil no ano passado.
Em sua segunda edição, o Niseta Fest foi realizado como uma forma de agradecimento aos participantes do Niseta Tour Brasil 2016.
Participantes do Niseta Tour Brasil 2012: o primeiro realizado em solo brasileiro (foto: Site Oficial - Niseta Tour Brasil) |
Durante todo o evento, foram realizados workshops ao público de escultura em argila - o objetivo aqui era confeccionar um shisá, o leão místico encontrado em templos e residências de Okinawa.
Workshop de shisá em argila |
O foco principal deste evento foram as apresentações culturais, realizadas por grupos de jovens de diversas associações culturais e grupos de cultura okinawana - especialmente apresentações de dança tradicional, sanshin, taiko e shishimai (a dança do leão de Okinawa).
Wadaiko - Okinawa Campinas |
Shishimai/dança/eisá - Seinenkai Santo André/Seinenkai Santa Clara |
Sanshin - Ryukyu Minyo Hozonkai |
Ryukyu Koku Matsuri Daiko |
Heroes Sanshin Band |
Mas também não faltaram atrações modernas e com uma pegada diferente - uma das apresentações mais interessantes foi a promovida por jovens da Associação Okinawa de Vila Carrão em conjunto com o grupo Santaklauss, que buscou inspiração nos personagens da Disney.
Um outro destaque vai para a banda Ichihan'no, que faz uma mistura entre elementos da música de Okinawa com a música brasileira.
Seinenkai Vila Carrão/Santaklauss - apresentação inspirada nos personagens Disney |
Banda Ichihan'no |
E, como em todo bom evento de Okinawa, não poderia faltar o katchashi! Quem se encarregou de fechar o evento e colocar todo mundo pra dançar foi a Heroes Sanshin Band, em conjunto com o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, finalizando em grande estilo.
Encerramento do evento - o tradicional katchashi |
Sem dúvida, um belo evento, que mostra o quanto é importante preservar a cultura e as raízes - independente de qual a origem, ela não pode ser esquecida.
E são iniciativas como estas que ajudam a cultura, as artes e as tradições a não se perderem com o tempo, sendo transmitidas às gerações futuras.
Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!
Comentários
Postar um comentário