Japan House São Paulo: um novo espaço dedicado à cultura japonesa
Público na entrada da Japan House São Paulo: espaço foi inaugurado no último dia 06 (fotos: Daniel Ramos) |
No último sábado (06), estive na abertura da Japan House - um novo espaço, totalmente dedicado à arte e à cultura japonesa, localizado na Avenida Paulista.
Este espaço foi concebido por iniciativa do governo japonês, para promover um intercâmbio cultural e intelectual do Japão com a comunidade internacional - além de São Paulo, serão construídos outros dois espaços: em Londres (Reino Unido) e em Los Angeles (EUA).
E logo em seu primeiro dia de visitação pública, a Japan House recebeu um público considerável, com direito a fila na entrada e tudo o mais.
E toda esta curiosidade do público é justificável: a Japan House é um espaço muito bonito e bastante completo - além das galerias, há também um restaurante, uma cafeteria, uma biblioteca e salas para realização de palestras e seminários.
Não bastasse tudo isto, há ainda um espaço que coloca frente a frente as tradições japonesas e a tecnologia, que também é um ponto forte do país do sol nascente.
Biblioteca da Japan House: vários títulos sobre diversos assuntos relacionados ao Japão |
Espaço dedicado à tecnologia |
Na programação inicial da Japan House, uma exposição toda dedicada a uma planta que assumiu um papel significativo no cotidiano japonês: o bambu.
O bambu é usado pelos japoneses desde o período Jômon (aproximadamente entre os anos 13.000 e 300 a.C.), e está presente em diversos materiais que fazem parte da história e da cultura do Japão: nas artes marciais, na culinária, na cerimônia do chá, nos brinquedos artesanais, entre outros usos.
Utensílios de cozinha confeccionados a partir do bambu |
Instrumentos utilizados na cerimônia do chá |
O bambu está presente até nos brinquedos da garotada |
Logo na entrada da Japan House, há uma obra constituída por 600 caules de bambu, simetricamente encaixados - trata-se de Mu Magari, de autoria de Akio Hizume, que propõe uma relação geométrica e química entre os elementos.
Em um dos espaços do térreo, há um círculo formado por vários caules de bambu - dentro dele, é exibida uma versão editada do longa-metragem animado O Conto da Princesa Kaguya, produzido pelo Studio Ghibli, que faz menção a uma lenda antiga do Japão sobre um senhor cortador de bambu que adota uma princesa, encontrada dentro de um tronco de bambu. Há, ainda, dois rolos de papel ilustrados com sequências do filme.
A proposta aqui é mostrar a relação entre o bambu e a espiritualidade.
Sequências do filme O Conto da Princesa Kaguya, do Studio Ghibli |
Mas, de longe, o que chama mais a atenção dentro desta mostra são as obras de arte que utilizam o bambu como matéria-prima - seja nos utilitários artesanais produzidos por Kazuo Hiroshima (1915-2013), que procurava atender às necessidades dos produtores rurais de sua região, até as peças sofisticadas produzidas por artistas como Ryüun Yamaguchi e Chikuunsai II Tanabe.
Utensílios artesanais produzidos por Kazuo Hiroshima |
Peça de Ryüun Yamaguchi, intitulada Voo |
Outras obras impressionam por sua complexidade - é o caso de Conexão, de Chikuunsai IV Tanabe: uma forma sólida semelhante a um tronco de árvore, ligando o chão ao teto do segundo andar da Japan House, formada por 5 mil tiras de bambu minuciosamente encaixadas, sem cola ou qualquer outro tipo de estrutura.
O conceito desta obra baseia-se na relação entre as vidas das pessoas que se cruzam, produzindo novas experiências e criando formas surpreendentes.
Conexão, de Chikuunsai IV Tanabe: 5 mil tiras de bambu encaixadas sem nenhum tipo de artifício extra |
Tal complexidade também pode ser vista na obra Ponte em Círculo, de Shigeo Kawashima, uma obra que celebra a relação entre o Brasil e o Japão, e também nos prismas de Hajime Nakatomi, repletos de simbolismos.
Hachihogu: Pagoda, um dos prismas de Hajime Nakatomi |
A exposição Bambu - Histórias de um Japão fica em cartaz até o dia 9 de julho na Japan House, que está localizada na Av. Paulista, 52.
A entrada é gratuita - vale muito a visita!
Exposição: Bambu - Histórias de um Japão
Data: até 09/07
Horário: terça a sábado, das 10 às 22hs; domingos e feriados, das 10 às 18hs
Local: Japan House São Paulo
Av. Paulista, 52, Cerqueira César (próximo à estação Brigadeiro do metrô - linha 2, verde)
Entrada Franca
Maiores informações podem ser encontradas no site oficial da Japan House.
Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!
Comentários
Postar um comentário