Exposição Henri Cartier-Bresson no Centro Cultural FIESP

(fotos: Daniel Ramos)
 
Logo depois de conferir a abertura ao público da Japan House São Paulo, no último dia 6, fui ao Centro Cultural da Fiesp, também localizado na Av. Paulista, para ver a exposição relacionada ao fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson - um dos mais influentes do século XX.
Esta exposição, com curadoria de João Kulcsár, conta com mais de 50 imagens, produzidas por Bresson no início de sua carreira.


Aos 24 anos de idade, Cartier-Bresson adquiriu uma câmera fotográfica Leica, que o acompanhou por praticamente toda a sua trajetória como fotógrafo.
Nos anos seguintes, desenvolveria um estilo e uma narrativa únicos, buscando sempre o chamado "momento decisivo" - aquele momento crucial para se produzir uma imagem única.
Tal conceito seria descrito com detalhes pelo fotógrafo em seu livro Images à la Sauvette (traduzido posteriormente nos EUA como "O Momento Decisivo"), de 1952.

Uma foto de Bresson ao lado de um fac-simile de seu manuscrito
"O Imaginário Segundo a Natureza"

As fotos que compõem esta mostra referem-se às viagens de Bresson pela França (seu país de origem), Espanha, Itália e México.
Em cada uma destas imagens, percebe-se uma preocupação com todos os elementos estéticos da foto - especialmente a composição.
Uma das principais influências no trabalho de Cartier-Bresson é a pintura: antes de se envolver com a fotografia, Bresson foi aluno no ateliê de André Lhote, um pintor influente da época na França.

As fotos da exposição consistem em registros das viagens de Bresson
pela Europa e pelo México

Bresson também é um dos fundadores da agência Magnum - uma das principais agências de fotojornalismo do mundo - juntamente com Robert Capa, David Seymour e outros.
O francês é considerado como o "pai do fotojornalismo", por sua linguagem incisiva e a busca pelo registro dos fatos no exato momento em que eles acontecem.

Algumas das imagens desta mostra são inéditas, mas há também algumas fotos clássicas do francês - como a que ele registra um homem no exato momento em que ele pula sobre uma poça d'água.
Uma foto que demonstra bem como era o estilo de Bresson.

Uma foto icônica de Bresson, disparada no
momento exato de um salto

Além das fotos, estão expostos na mostra alguns impressos de convites e catálogos das primeiras exposições de Bresson - uma delas realizada ao lado de outro grande fotógrafo em início de carreira, o mexicano Manuel Álvarez Bravo.

Convites das primeiras exposições de Bresson

Bom... sou suspeito pra falar sobre Bresson. É um dos fotógrafos que mais admiro, e com cuja filosofia me identifico muito.
Pra mim, existe sim esse momento exato de se disparar o botão do obturador - se você perde esse momento, você perde a foto.
A preocupação com a estética, com o momento, e acima de tudo, com o sentimento colocado no visor da câmera - todos estes são valores de Cartier-Bresson dos quais partilho.
Sua frase "Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração" é uma máxima que carrego gravada na memória até hoje. E me serve de inspiração.

A exposição fica no Centro Cultural Fiesp até o dia 25 de junho. A entrada é gratuita.


Exposição 'Henri Cartier-Bresson: Primeiras Fotografias'

Data: até 25/06
Horário: todos os dias, das 10 às 20hs
Local: Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César (ao lado da estação Trianon-Masp do metrô - linha 2, verde)

Entrada Franca

Mais informações podem ser encontradas no site do Centro Cultural Fiesp. 


Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana