Copa do Brasil em Foco: Quartas de Final - jogos de ida

Corinthians x Cruzeiro se enfrentaram em Itaquera: Timão levou a melhor
no jogo de ida (foto: Marcos Ribolli/globoesporte.com)

Muitos confrontos equilibrados marcaram o início da fase de quartas de final da Copa do Brasil.
Quatro partidas foram disputadas ontem (28/09) - e, mesmo com os visitantes engrossando o jogo, os mandantes levaram a melhor.
Corinthians, Santos, Grêmio e Atlético-MG venceram por placares mínimos - ou seja, mesmo com a vantagem a favor deles, tudo pode acontecer nos jogos de volta, que serão disputados no dia 19/10.

Vamos ver como foram os confrontos de ontem - e o que cada time precisa fazer para avançar às semifinais.



Corinthians 2 x 1 Cruzeiro




A começar pelo confronto da Arena Corinthians. Depois de um primeiro tempo modorrento, com pouca criatividade e poucas jogadas incisivas, os gols saíram na segunda etapa.
Com menos de um minuto, o Timão abriu o placar: Marquinhos Gabriel aproveitou rebote do goleiro cruzeirense Rafael e cruzou; na tentativa de cortar o cruzamento, o zagueiro Léo acabou jogando contra o patrimônio. Gol contra, e festa da Fiel na Arena.

Pouco depois, aos oito minutos, Marlone arriscou um chute de fora da área, que acabou virando uma assistência para o paraguaio Àngel Romero, que arrematou de cabeça e ampliou. De quebra, Romero quebrou um jejum de 13 jogos sem balançar as redes.


Romero em ação contra o Cruzeiro: paraguaio quebrou jejum
e balançou as redes (foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Tudo se encaminhava bem para o alvinegro. Até que, aos 32 minutos, a Raposa descontou: o zagueiro Balbuena tentou cabecear uma bola lançada de longe pelo goleiro Rafael, e passou lotado. A bola caiu nos pés de Ábila, que cruzou para Robinho chutar de primeira, sem chances para Walter.

Resultado: vitória do Corinthians por 2 a 1 - para o Timão, basta um empate no Mineirão para levar a vaga; e se marcar dois gols ou mais, pode perder por até um gol de diferença.
O Cruzeiro precisa vencer por 1 a 0 ou, caso sofra gols, por dois gols ou mais de diferença. Um novo 2 a 1 em favor da Raposa leva a decisão para as penalidades.

Santos 2 x 1 Internacional


Na Vila Belmiro, a partida foi muito parecida com o confronto de Itaquera: quase nada de oportunidades de gol no primeiro tempo. E as equipes abusaram dos passes errados.
Só no segundo tempo que as redes balançaram - Copete abriu o placar para o Santos logo aos 3 minutos; e Rodrigão ampliou a vantagem aos 10.
Ambas as jogadas contaram com uma participação crucial do meia Lucas Lima, que iniciou todas elas.

Santos levou a melhor na Vila contra o Inter
(foto: Ricardo Duarte/SC Internacional)

O Colorado descontou aos 26: após cobrança de falta, o venezuelano Seijas marcou um belo gol, de letra.
Final: vitória do Peixe por 2 a 1 - um empate no Beira Rio classifica o time da Vila; ou até mesmo uma derrota por um gol de diferença, caso o Santos venha a marcar gols em Porto Alegre.
O Inter precisa de uma vitória simples (1 a 0), ou por dois ou mais gols de diferença, caso sofra gols em casa - um 2 a 1 para o colorado leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Grêmio 2 x 1 Palmeiras


Certamente a partida mais animada da noite. E de muito equilíbrio também.
No início do primeiro tempo, os dois times reforçaram a marcação no meio-campo e diminuíram os espaços. O jeito, então, era arriscar de fora.
Foi em uma dessas que o Grêmio começou a se dar bem: da entrada da grande área, o meia Ramiro chutou por cima do goleiro Jaílson, e marcou um golaço, aos 32 minutos.

O gol animou o Tricolor Gaúcho, que, pouco depois, ainda teria uma chance com Pedro Geromel, em tiro livre indireto dentro da área - mas o zagueiro gremista desperdiçou.
O segundo gol veio aos 44 minutos, em cobrança de falta de Luan: o atacante alçou a bola na área palmeirense, Geromel cabeceou no travessão e, no rebote, Pedro Rocha mandou para as redes.

Grêmio de Renato Gaúcho bateu o Verdão em Porto Alegre
(foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Já no início da segunda etapa, o Palmeiras descontou. Aos 3 minutos, Gabriel Jesus, o atacante prata da casa alviverde, foi derrubado pelo goleiro Marcelo Grohe dentro da área.
Pênalti, que o veterano Zé Roberto converteu.
Com o resultado de 2 a 1 para o Grêmio, o Verdão precisa de uma vitória simples para se classificar. Para os gaúchos, basta um empate; um 2 a 1 para o Palmeiras leva aos pênaltis.

 

Atlético-MG 1 x 0 Juventude


O Galo confirmou seu favoritismo contra o Juventude, mas ao contrário do que se esperava, passou um certo sufoco diante da equipe de Caxias do Sul, mesmo jogando em casa e com a torcida comparecendo em peso ao Mineirão.
Os mineiros até começaram bem a partida, sufocando o adversário e abrindo o placar aos 17 minutos, com o argentino Lucas Pratto.
Lucas Pratto fez o único gol do Galo contra o Juventude
(foto: André Yanckous/Agência Estado)

Mas depois, diminuíram o ritmo e começaram a deixar os visitantes chegarem: aos 30 minutos, Roberson acertou o travessão; e nos acréscimos, Robinho exigiu ótima defesa de Victor.

No segundo tempo, o Atlético teve o lateral Carlos César expulso, após levar o segundo amarelo por uma falta em Wanderson.
Os gaúchos cresceram no jogo, mas abusaram das chances perdidas. No fim, o esforço do Juventude para empatar o jogo foi insuficiente.

Com o placar magro a seu favor, o Galo precisa de um empate no jogo de volta, em Caxias do Sul, para avançar às semifinais.
O Juventude precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença, e de quebra, não sofrer nenhum gol em casa.


Os jogos de volta da Copa do Brasil serão disputados no dia 19/10: Juventude e Atlético-MG se enfrentam no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, às 19:30hs; no mesmo horário, o Inter recebe o Santos em Porto Alegre, no Beira Rio.
O Cruzeiro recebe o Corinthians às 21:45hs, no Mineirão; e no mesmo horário, Palmeiras e Grêmio medirão forças no Allianz Parque.

Tudo pode acontecer nestes confrontos de volta. Quem vocês acham que avança para as semifinais?

(Fonte: globoesporte.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Copa do Brasil em Foco - Finais: jogando em casa, Grêmio empata com Atlético-MG e fica com o título

Opinião em Foco: Violência no futebol... até quando?!