Centro Cultural Hallyu é inaugurado em São Paulo
Centro Cultural Hallyu: um novo espaço dedicado à cultura coreana no Brasil (fotos: Daniel Ramos) |
Estive no último sábado (02/07) na inauguração do Centro Cultural Hallyu, um novo espaço relacionado à cultura coreana localizado no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo.
É um espaço que oferecerá diversas atividades, como cursos e exposições.
Na ocasião, estiveram presentes pessoas importantes da comunidade coreana em São Paulo, como artistas e representantes de associações, além da embaixatriz brasileira na Coreia do Sul, Maria Ligaya Fujita - seu marido, o embaixador Edmundo Fujita, faleceu em abril deste ano e foi homenageado com uma exposição fotográfica assinada pelo premiado João Paulo Barbosa.
As fotos fazem parte do livro "Brazil and Korea: Mirror Images of a Journey", lançado pelo embaixador em 2013.
Exposição com fotos de João Paulo Barbosa |
O cerimonial contou com discursos dos representantes da comunidade coreana, seguidos de apresentações artísticas - caso do samulnori, os tambores coreanos.
Apresentação de samulnori |
E teve K-Pop! Logo na sequência, alguns grupos brasileiros apresentaram covers de músicas de sucesso na Coreia, como "Dumb Dumb" do Red Velvet, "Expectation" do Girl's Day e "Run", do BTS, entre outras.
Apresentações cover de K-Pop |
O Centro Cultural Hallyu é mais uma opção para quem gosta não apenas de K-Pop, como de cultura coreana em geral. E com a vantagem de estar localizado em um lugar estratégico.
"O Bom Retiro é onde existe um polo de coreanos que vivem e trabalham aqui. Todos os restaurantes, cafés e coisas relacionadas à cultura coreana encontram-se na região", comenta Yoo Na Kim, diretora do Centro Cultural. "Aproveitando que o brasileiro costuma vir para a região para fazer compras, almoçar, jantar, ou comer um docinho, ele pode passar pelo Centro e fazer aulas de coreano, ou de dança, ou de cerâmica, artesanato, ver uma exposição de pintura ou de fotografia... e o Centro também contará com uma biblioteca", completa a diretora.
Yoo Na também ressaltou a dificuldade de se encontrar material relacionado à cultura coreana no Brasil: "é difícil encontrar material relacionado. E aqui (no Centro) é possível encontrar pelo menos um pouquinho de fontes de pesquisa".
Yoo Na Kim (ao centro) corta a fita inaugural ao lado de representantes da comunidade coreana |
O fato é que, de tempos pra cá, o interesse pela cultura coreana tem crescido de forma significativa.
"É algo difícil de se medir", declarou Yoo Na ao Em Foco. "Mas dá pra perceber o quanto de brasileiros, de gente nova que tem aparecido em busca dessa cultura. Quando você vai em um evento e vê pessoas novas, vê caras novas, é um sinal de que a cultura está crescendo", complementa.
Yoo Na Kim (de pé, ao centro) ao lado das meninas do grupo cover Scandal |
Mais uma amostra, não apenas do crescimento da cultura coreana no Brasil, como também da capacidade do nosso país - em especial a cidade de São Paulo - de abrigar todas as raças e culturas de forma harmoniosa, e de que é possível conhecer e aprender coisas novas a cada dia.
Particularmente, gosto e sempre gostei de cultura oriental de maneira geral, e sou até suspeito pra falar sobre - mas, de longe, o Centro Cultural Hallyu é um lugar mais do que recomendado!
Em breve, quando acontecerem mais coisas legais no Centro, postarei por aqui.
O Centro Cultural Hallyu fica na Rua Guarani, 149, no Bom Retiro (próximo à estação Tiradentes da linha 1 Azul do metrô).
Quem quiser conhecer mais a respeito, pode curtir a página do Centro no Facebook.
Comentários
Postar um comentário