Centro Cultural Hallyu é inaugurado em São Paulo

Centro Cultural Hallyu: um novo espaço dedicado à cultura coreana
no Brasil (fotos: Daniel Ramos)

Estive no último sábado (02/07) na inauguração do Centro Cultural Hallyu, um novo espaço relacionado à cultura coreana localizado no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo.
É um espaço que oferecerá diversas atividades, como cursos e exposições.


Na ocasião, estiveram presentes pessoas importantes da comunidade coreana em São Paulo, como artistas e representantes de associações, além da embaixatriz brasileira na Coreia do Sul, Maria Ligaya Fujita - seu marido, o embaixador Edmundo Fujita, faleceu em abril deste ano e foi homenageado com uma exposição fotográfica assinada pelo premiado João Paulo Barbosa.
As fotos fazem parte do livro "Brazil and Korea: Mirror Images of a Journey", lançado pelo embaixador em 2013.

Exposição com fotos de João Paulo Barbosa

O cerimonial contou com discursos dos representantes da comunidade coreana, seguidos de apresentações artísticas - caso do samulnori, os tambores coreanos.

Apresentação de samulnori

E teve K-Pop! Logo na sequência, alguns grupos brasileiros apresentaram covers de músicas de sucesso na Coreia, como "Dumb Dumb" do Red Velvet, "Expectation" do Girl's Day e "Run", do BTS, entre outras.


Apresentações cover de K-Pop

O Centro Cultural Hallyu é mais uma opção para quem gosta não apenas de K-Pop, como de cultura coreana em geral. E com a vantagem de estar localizado em um lugar estratégico.
"O Bom Retiro é onde existe um polo de coreanos que vivem e trabalham aqui. Todos os restaurantes, cafés e coisas relacionadas à cultura coreana encontram-se na região", comenta Yoo Na Kim, diretora do Centro Cultural. "Aproveitando que o brasileiro costuma vir para a região para fazer compras, almoçar, jantar, ou comer um docinho, ele pode passar pelo Centro e fazer aulas de coreano, ou de dança, ou de cerâmica, artesanato, ver uma exposição de pintura ou de fotografia... e o Centro também contará com uma biblioteca", completa a diretora.
Yoo Na também ressaltou a dificuldade de se encontrar material relacionado à cultura coreana no Brasil: "é difícil encontrar material relacionado. E aqui (no Centro) é possível encontrar pelo menos um pouquinho de fontes de pesquisa".

Yoo Na Kim (ao centro) corta a fita inaugural ao lado
de representantes da comunidade coreana

O fato é que, de tempos pra cá, o interesse pela cultura coreana tem crescido de forma significativa.
"É algo difícil de se medir", declarou Yoo Na ao Em Foco. "Mas dá pra perceber o quanto de brasileiros, de gente nova que tem aparecido em busca dessa cultura. Quando você vai em um evento e vê pessoas novas, vê caras novas, é um sinal de que a cultura está crescendo", complementa.

Yoo Na Kim (de pé, ao centro) ao lado das meninas
do grupo cover Scandal

Mais uma amostra, não apenas do crescimento da cultura coreana no Brasil, como também da capacidade do nosso país - em especial a cidade de São Paulo - de abrigar todas as raças e culturas de forma harmoniosa, e de que é possível conhecer e aprender coisas novas a cada dia.
Particularmente, gosto e sempre gostei de cultura oriental de maneira geral, e sou até suspeito pra falar sobre - mas, de longe, o Centro Cultural Hallyu é um lugar mais do que recomendado!
Em breve, quando acontecerem mais coisas legais no Centro, postarei por aqui.

O Centro Cultural Hallyu fica na Rua Guarani, 149, no Bom Retiro (próximo à estação Tiradentes da linha 1 Azul do metrô).
Quem quiser conhecer mais a respeito, pode curtir a página do Centro no Facebook.

Comentários