30° Kyodo Matsuri/Miss Ryuso - uma edição histórica

(fotos: Daniel Ramos)

Neste último domingo (30/07), fui conferir a 30ª edição do Kyodo Matsuri/Miss Ryuso, um dos eventos mais tradicionais da comunidade okinawana do Brasil.
O evento foi realizado no Centro Cultural Okinawa do Brasil, localizado em Diadema, região metropolitana de São Paulo.

O Kyodo Matsuri (que em japonês significa "festival da cultura da terra natal") é um evento que tem relação com uma tradição religiosa de Okinawa: o obon - algo semelhante ao dia de Finados, no ocidente. Lá, é celebrado entre os dias 13 e 15 de julho.
Acredita-se que, nessa época do ano, os espíritos dos ancestrais retornam ao nosso mundo para visitar suas famílias - um dos ritos característicos dessa celebração é o eisa, a mistura de dança com batidas de tambor, que deu origem a grupos como o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, por exemplo.


Corroborando essa tradição de Okinawa, durante a parte da manhã, foram realizadas algumas apresentações tradicionais, como dança, artes marciais e a participação dos grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Requios Gueinou Doukoukai.

Ryukyu Koku Matsuri Daiko

Requios Gueinou Doukoukai

Após o horário de almoço, o momento mais esperado: o concurso de Miss Ryuso, que elege a mais bela representante da comunidade de Okinawa - na edição deste ano, 20 candidatas participaram.
O desfile - comandado pelos apresentadores Paulo Miyagui e Mieko Senaha, da Rádio e TV Nikkey - foi dividido em duas partes: na primeira, as candidatas se apresentaram em trajes de gala, e cada uma delas teve que responder a uma pergunta relacionada à cultura de Okinawa.
Mais tarde, elas retornaram em um traje tradicional, o bingata.

Paulo Miyagui e Mieko Senaha: mestres de cerimônia do Miss Ryuso

Desfile em trajes de gala

Desfile em trajes tradicionais (bingata)

E entre um desfile e outro, mais algumas atrações artísticas - destaque para os grupos de sanshin (shamisen de Okinawa) Ryukyu Minyo Kyokai e Ryukyu Minyo Hozonkai e para a banda Ichihan'no, que faz uma mistura de música tradicional e moderna.
E teve até K-Pop, com as meninas do grupo Countdown.

Ryukyu Minyo Kyokai

Banda Ichihan'no

Countdown - K-Pop Cover

E quem levou o título de Miss Ryuso deste ano foi a representante da Associação Okinawa de Santa Clara, Amanda Kimie Lamera Higa. Ela representará o Brasil no Naha Matsuri - a festividade mais tradicional de Okinawa.
"É uma responsabilidade muito grande, mas estou muito feliz em poder representar a minha cultura em Okinawa", declarou a vencedora ao Em Foco.
Ela recebeu a coroa das mãos da primeira vencedora do concurso, Gina Lie Kuniyoshi, que veio no lugar da vencedora da edição passada, Claudia Nakazato, que não pôde comparecer por conta de uma viagem ao Japão. "É como se fosse a primeira vez. Foi uma surpresa esse convite que recebi da organização do evento, e aceitei com muito prazer. É difícil descrever a sensação, é uma experiência que você guarda pro resto da vida", disse, emocionada, a primeira Miss Ryuso, que recebeu a faixa no ano de 1988.

A vencedora Amanda Higa recebendo a cora da primeira Miss Ryuso,
Gina Lie Kuniyoshi

O Kyodo Matsuri/Miss Ryuso completou, com sucesso, 30 anos de existência - uma longa e bem-sucedida história.
"O sentimento é de gratidão. Agradeço a todos aqueles que colaboraram desde sua primeira edição, e a todos aqueles que deram continuidade a este grandioso evento. É uma ótima oportunidade para dar continuidade e difundir a cultura de Okinawa", declarou o sr. Eiki Shimabukuro, presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil.
"A sensação é a mesma de 30 anos atrás. Mas é um concurso bonito, é um concurso que une a beleza, as tradições, aos trajes de Okinawa, à música, enfim... é um dos concursos mais bonitos da nossa comunidade", disse o jornalista Paulo Miyagui, um dos mestres de cerimônia do Miss Ryuso.

Confira a seguir os resultados do Miss Ryuso 2017:

- Melhor Torcida: Associação Okinawa de Santo André
- Miss Simpatia (eleita pelas candidatas): Claudia Namie Hatano Kanashiro (Assoc. Okinawa da Penha)
- 2ª Princesa: Raphaela Russi Arashiro (Assoc. Okinawa do Ipiranga)
- 1ª Princesa: Michelle Akamine (Assoc. Okinawa de São Mateus)
- Vencedora: Amanda Kimie Lamera Higa (Assoc. Okinawa de Santa Clara)

As vencedoras do Miss Ryuso 2017 ao lado da primeira Miss,
Gina Lie (ao centro)

Não se chega a uma marca como essa à toa. O Kyodo Matsuri/Miss Ryuso é um evento bem organizado, e possui um ambiente bastante acolhedor. E sem sombra de dúvida, cumpre muito bem o seu papel, que é divulgar, preservar e difundir a cultura da província de Okinawa.
E que venham mais 30 anos de história.


Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana