Aliança Cultural Brasil-Japão inaugura seu Centro Cultural

(foto: Daniel Ramos)
 
No último sábado (29/07), estive na inauguração do Centro Cultural Aliança, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.
O centro é a primeira sede própria da Aliança Cultural Brasil-Japão, que é uma escola tradicional de língua e de artes japonesas, com mais de 60 anos de história - a inauguração deste centro é um marco na história da entidade.


A Aliança Cultural Brasil-Japão foi fundada em 17 de novembro de 1956 pelo poeta Guilherme de Almeida (1890-1969), e tem como objetivo principal promover o intercâmbio cultural entre os dois países, através do ensino da língua e das artes.
Almeida também foi o primeiro presidente da entidade.

O poeta Guilherme de Almeida, fundador
da ACBJ (foto: Reprodução)

O projeto do Centro Cultural Aliança é assinado pela arquiteta Rosana Nakano e teve a supervisão do engenheiro Sussumu Niyama.
As obras iniciaram-se no final de 2014, a partir de uma reforma das antigas instalações da unidade Pinheiros da Aliança - o centro, construído com recursos próprios da ACBJ e também com a colaboração de parceiros e de empresas (além de receber doações de equipamentos por parte do governo japonês), levou cerca de dois anos e meio para ficar pronto.
Ao todo, o centro possui uma área total de 751m², que, além dos cursos promovidos pela entidade, também abrigará palestras e eventos culturais.

O cerimonial de abertura contou com a presença de autoridades e personalidades nikkeis, como a cônsul-geral interina do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi; a presidente do Bunkyo (Soc. Bras. de Cultura Japonesa), sra. Harumi Goya; o ator e apresentador Kendi Yamai, que foi mestre de cerimônias da inauguração; o vereador Aurélio Nomura e o deputado estadual Hélio Nishimoto, que ressaltou a importância do novo centro para a comunidade nipo-brasileira: "É um marco importantíssimo tanto para nós da comunidade nikkei e para toda a população brasileira.É um centro que vai enriquecer muito essa integração entre as culturas japonesa e brasileira, através do ensino da língua e das artes em suas mais diversas manifestações", declarou o deputado ao Em Foco.

Autoridades durante a cerimônia de inauguração do CCA
(foto: Daniel Ramos)

O presidente da ACBJ, Yokio Oshiro, ao lado da cônsul-geral interina,
Hitomi Sekiguchi (foto: Daniel Ramos)
 
De fato, a estrutura do Centro Cultural Aliança impressiona, com salas de aula modernas e bem estruturadas, uma biblioteca com diversos títulos em português e em japonês (desde dicionários e até mangás), um auditório e um espaço exclusivo para a gastronomia, com cursos capitaneados pelo chef Shin Koike.


Uma das salas de aula do Centro Cultural Aliança
(foto: Daniel Ramos)

A biblioteca do CCA conta até com mangás
(foto: Daniel Ramos)

Além dos cursos de gastronomia, o Centro Cultural Aliança também contará com cursos de língua japonesa e de artes, como shodô, sumi-e (pintura), washi-e (colagem), música tradicional japonesa com o mestre Shen Ribeiro, especialista em shakuhachi (flauta japonesa), entre muitos outros.
A programação dos cursos e eventos se inicia já no mês de agosto.

Apresentação de música tradicional, com os mestres Tamie Kitahara e
Shen Ribeiro (foto: Daniel Ramos)

A inauguração do Centro Cultural Aliança simboliza uma grande vitória não só para a entidade, mas para todo o público, conforme enfatiza seu presidente, o dr. Yokio Oshiro: "É uma emoção muito grande, pois é um sonho acalentado há décadas por aqueles que fazem a Aliança Cultural Brasil-Japão. Foi difícil chegar até aqui, até pelo momento de crise em que o Brasil se encontra, mas somos gratos a todos aqueles que acreditaram neste projeto: empresas, pessoas físicas, entidades, o próprio governo japonês que acreditou no projeto e deu uma ajuda importantíssima, que foi primordial para a conclusão do projeto... e pretendemos fazer aqui não só um espaço para eventos culturais e exposições, como produzir atividades complementares voltadas principalmente ao ensino", disse o presidente a este blog.

O dr. Yokio Oshiro discursa durante a cerimônia de inauguração
do CCA (foto: Aldo Shiguti/Jornal Nippak)

O Centro Cultural Aliança chega para ser mais um polo importante de difusão da cultura japonesa no Brasil - e a expectativa em torno das atividades do centro é grande, como corrobora a diretora de marketing da Aliança, Erika Yamauti: "A ideia é realmente promover a integração entre Brasil e Japão aqui neste espaço, que estará sempre aberto para artistas, professores, para coisas novas e também para coisas tradicionais, e assim ser um espaço aberto, democrático, para que os jovens possam participar, e pessoas de todas as idades que gostam de cultura japonesa terem um lugar para chamar de casa", declarou Erika.

Uma belíssima iniciativa da Aliança Cultural Brasil-Japão, que com a inauguração de seu Centro Cultural, acaba por criar mais uma alternativa cultural para os cidadãos paulistanos - e, claro, para os interessados pela cultura japonesa não apenas prestigiarem, mas também aprenderem sobre esta cultura rica e maravilhosa.

O Centro Cultural Aliança está localizado na Rua Deputado Lacerda Franco, 328 - Pinheiros (próximo à estação Fradique Coutinho do metrô - linha 4, amarela).
A programação dos cursos e das atividades do centro podem ser conferidas no site: www.aliancacultural.org.br


Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana