32° Akimatsuri - Festival de Outono de Mogi das Cruzes

32º Akimatsuri (fotos: Daniel Ramos)

Hora de movimentar um pouco este blog...

No último sábado (08), fui conhecer um dos mais tradicionais eventos da comunidade japonesa do Brasil: o Akimatsuri de Mogi das Cruzes.
É um festival realizado sempre no início do outono ("Aki" = outono; "Matsuri" = festival; logo: "Akimatsuri = festival de outono"), organizado todos os anos pelo Bunkyo de Mogi.
Na edição deste ano, realizada entre os dias 1, 2, 8 e 9 deste mês, o evento recebeu um público de 88 mil pessoas, superando a expectativa dos organizadores.


Mogi das Cruzes é uma cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, e que tem uma presença muito forte da comunidade japonesa.
É um importante polo agrícola, sendo considerada a maior produtora de hortaliças, flores (especialmente orquídeas) e frutas (como o caqui - daí o apelido de "terra do caqui") do país.
O Akimatsuri exerce um papel importante neste segmento, divulgando os produtos da cidade através de uma exposição realizada dentro do evento.

Exposição de produtos agrícolas realizada dentro do evento

Um outro ponto forte deste festival é a gastronomia, com uma diversidade grande de pratos da culinária japonesa, além de algumas iguarias únicas - destaque para um delicioso espetinho de shimeji (um tipo de cogumelo japonês) com bacon. Simplesmente delicioso!
Vale ressaltar que, no último dia do evento, algumas das barracas simplesmente esgotaram seus pratos.


A gastronomia é um dos pontos fortes do Akimatsuri

Vai um espetinho de shimeji com bacon aí?!

Alguns rituais tradicionais também são o diferencial deste evento, como o Tooro Nagashi (barquinhos de isopor com uma vela em seu centro - uma espécie de lanterna flutuante), realizado sempre no dia de abertura. É um ritual que celebra a memória dos antepassados, e também usado para pedir proteção, saúde e prosperidade.
Além disso, há também a bastante conhecida cerimônia do chá - um convite à reflexão.


Cerimônia do chá

O Akimatsuri também abriga uma das etapas classificatórias para o Miss Nikkey Brasil, realizado em julho dentro do Festival do Japão: o Miss Akimatsuri, comandado por Kendi Yamai.
A vencedora deste ano foi Amanda Mukotaka, que disputará de uma só vez, em julho, os títulos de Miss Nikkey São Paulo e Miss Nikkey Brasil.
Há também um concurso de beleza para os pequeninos, o Miss e Mister Akimatsuri Junior.

Kendi Yamai ao lado das vencedoras do Miss Akimatsuri 2017

Os vencedores do Miss e Mister Akimatsuri Jr
deste ano

E claro, não faltam atrações artísticas. No palco, também sob o comando de Kendi Yamai, grupos de taiko, cantores (como Joe Hirata, Teddy Shigueyama e Karen Taira) e grupos de dança tradicional se apresentaram para o público durante os quatro dias de evento.
Na ocasião da minha ida, houve uma atração especial: o cantor mirim João Vitor Mafra, que participou da última edição do The Voice Kids, da Rede Globo, que além de se apresentar individualmente, ainda fez um dueto com Ryu "Jackson" Murakami.

Ryuko Taiko - grupo do Fukushima Kenjinkai de Mogi

Joe Hirata

Karen Taira

Pâmela Ashihara

João Vitor Mafra, do The Voice Kids

Ryu "Jackson" ao lado de João Vitor Mafra

Ainda não tinha tido oportunidade de visitar o Akimatsuri - e olha que é um evento bastante conhecido e comentado dentro da comunidade nikkei, além de ser um dos mais antigos: neste ano, chegou à sua 32ª edição.
Mas é um evento bastante encantador: bem organizado, cheio de atrações e com aquele ar de interior. Não à toa, faz o sucesso que faz todos os anos.
Vale - e muito - a visita. Com certeza, no ano que vem, teremos um texto mais completo neste blog falando a respeito - além, claro, de mais fotos.




Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana