Ano Novo Chinês 2020: como foram as comemorações do Ano do Rato

(fotos: Daniel Ramos)


Estive, neste final de semana (01 e 02) na tradicional festa do Ano Novo Chinês da Liberdade, realizada desde 2018 pela Associação de Amizade Brasil-China.
O evento chega a sua décima quinta edição celebrando a chegada do Ano do Rato - um ano de abundância e propício a novas oportunidades e projetos.

2020 é o Ano do Rato: um ano de oportunidades

Especialmente na edição deste ano, o Ano Novo Chinês da Liberdade pode ser definido em uma palavra: superação.
Nos dias que antecederam o evento, havia um clima de preocupação por conta do surgimento e da propagação do novo coronavírus na China, tanto que a organização do evento cancelou algumas apresentações culturais previstas na programação como medida de precaução - especialmente as que envolviam crianças e idosos da comunidade chinesa, ou com membros da comunidade que estiveram em viagem recente à China; a estes últimos, foi recomendado pela organização do evento para que permanecessem voluntariamente em quarentena, em suas residências.
Fora isso, as chuvas do final de semana chegaram a interromper a programação do palco por alguns minutos. Apesar destes contratempos, o evento ocorreu sem maiores problemas.
"Superação, trabalho em equipe, perseverança, são as palavras que definem o evento deste ano, que, graças a Deus, foi um sucesso", comentou Daniel Oda, vice-presidente da AABC. "Apesar de todas as adversidades, a gente sai feliz com o evento que conseguimos realizar".

A importância da realização do evento também foi ressaltada pelo apresentador Alex Tseng, da ESPN Brasil, que comandou o palco durante a abertura oficial, no sábado: "É importante lembrarmos e apresentarmos a nossa cultura para todo mundo", declarou Alex.


Desfile das academias de kung fu pelas ruas da Liberdade


Durante os dois dias, foi realizado um desfile pelas ruas da Liberdade com as principais academias de artes marciais chinesas, que, além de demonstrarem seus estilos, também trouxeram as danças do dragão e do leão.

Os leões também passaram pelos estabelecimentos comerciais da Liberdade, onde receberam oferendas. Dizem que a presença dos leões traz boa sorte para o ano inteiro, além de espantar os maus espíritos.


Os leões passaram pelos estabelecimentos da Liberdade

No palco, artes marciais, música, dança e manifestações culturais das mais diversas deram o tom da festa, que recebeu um bom público durante os dois dias.

Academia Arte Nobre - Kung Fu Garra de Águia






Mestre Ming demonstrando o Er Hu - um instrumento tradicional chinês

Núcleo Mandala/Countdown - K-Pop

Núcleo Mandala - Demonstração de tecido acrobático


Maryna Song apresentando uma dança tradicional chinesa

E em meio à programação, rolou até um pedido de casamento! O Bruno e a Carolina, que são alunos da Associação Taboão da Serra de Kung Fu (ATS), são namorados já há oito anos, e ele decidiu oficializar o noivado agora por conta dos compromissos da companheira: "Ela estava terminando a faculdade, e tudo o mais. Por isso resolvi esperar um pouco e fazer uma surpresa pra ela", comentou Bruno, logo após o pedido no palco.


Carolina e Bruno, alunos da ATS: pedido de casamento no palco

Os doze signos do horóscopo chinês foram representados na Praça da Liberdade. O público teve a oportunidade de tirar uma foto ao lado do animal que simboliza seu signo.

Mascotes representaram os signos do horóscopo chinês

Meu signo chinês é o macaco. Qual é o de vocês?


Esta edição da festa do Ano Novo Chinês da Liberdade foi, certamente, uma das mais desafiadoras de sua história. E nos leva a refletir: apesar das dificuldades, é possível alcançar o sucesso, por meio da força de vontade.
Sem sombra de dúvida, o evento deste ano conseguiu cumprir seu papel: o de mostrar ao público o quão bela e maravilhosa é a cultura chinesa.
Não é o momento de se julgar a China ou os chineses pelo seu momento atual - o que infelizmente tenho visto através das redes sociais, especialmente - e sim de mandarmos nossos pensamentos positivos e torcer para que eles superem esta situação o mais cedo possível. E, conhecendo a força de vontade do povo chinês, eles com certeza superarão.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana