Conheça o Paraty em Foco - um dos eventos de fotografia mais importantes do Brasil e do mundo

(Imagem: Divulgação/Facebook PEF)

Na próxima quarta-feira (18) terá início um dos maiores e mais importantes festivais de fotografia do Brasil e do mundo: o Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, realizado na cidade histórica de Paraty, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2019, o Paraty em Foco chega à sua 15ª edição - e ao longo de sua história, muitos dos maiores nomes da fotografia brasileira e da fotografia internacional passaram pelo festival.


O Paraty em Foco foi realizado pela primeira vez em 2005, por iniciativa do italiano Giancarlo Mecarelli, à época recém-instalado na cidade histórica, onde abriu a galeria ZOOM de fotografia, que funciona na cidade até hoje.
A primeira edição do evento foi discreta: recebeu um público de 80 pessoas e teve uma exposição com alunos do ITAE (Instituto Trilha da Arte e Educação), realizada na Igreja de Santa Rita, e cinco palestras - entre os convidados da época, estavam fotógrafos renomados como Cristiano Mascaro, Araquém Alcântara, Klaus Mitteldorf, Thomaz Farkas (1924-2011), dentre outros.

A partir de 2006, o festival começou a tomar o formato com o qual se consagrou, incorporando à sua programação workshops, projeções e entrevistas, além de um número maior de exposições e palestras.
Já em 2007, o evento começou a receber convidados internacionais - e ao longo dos anos, foi crescendo e se consolidando.
Entre os nomes que já passaram pelo festival, além dos supracitados, estão fotógrafos como Luiz Braga, Claudio Edinger, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Georges Rousse, Juan Esteves, Martin Parr, Evandro Teixeira, entre muitos outros.
(Imagem: Divulgação)

Na edição do ano passado, o Paraty em Foco trouxe como tema "Fotografia - Utopia/Distopia", discutindo o papel da fotografia ao revelar os rumos que a humanidade vem tomando, em um mundo assombrado por incertezas, onde as imagens são cada vez mais abundantes.

Para a edição deste ano, o tema do festival é "migrações", tratando não apenas do fenômeno dos fluxos migratórios que vêm acontecendo ao redor do mundo, como também da própria formação do Brasil, cujo povo é formado por pessoas das mais diversas origens, e da fotografia brasileira, que também tem alguns artistas imigrantes - como Marcel Giró e Pierre Verger, por exemplo - ocupando lugar de destaque.

Entre os dias 18 e 22 de setembro - datas nas quais o festival está programado - serão realizados workshops, entrevistas, palestras, exposições.
Dentre os convidados, nomes como Claudia Andujar, Pieter Ten Hoopen, Rubens Fernandes Junior, entre muitos outros.

E é com orgulho que anuncio que estarei lá, prestigiando o evento e absorvendo conhecimentos.
Tenho lidado com fotografia desde 2012 - pouco mais de sete anos - e desde que tomei conhecimento do Paraty em Foco, conhecer o evento era meu sonho.
Sonho, enfim, que estarei realizando este ano - recentemente, Paraty foi tombada como patrimônio cultural e natural do mundo pela UNESCO, algo que só engrandece a cidade, cenário perfeito para um evento da magnitude do Paraty em Foco.

Nos próximos dias, postarei aqui no blog alguns dos momentos mais importantes do festival.
Fiquem ligados por aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição "A Valise Mexicana" na Caixa Cultural SP

K-Pop Dance Tournament VI agita o final de semana